Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino é a primeira exposição do Musex - Museu Pedagógico do Sexo, um projeto criado em 2010 pela psicóloga e sexóloga Marta Crawford, que abre as suas portas ao público no dia 25 de junho no Palácio Anjos, em Algés. Mas, antes desse momento, a viagem começa com encontros preliminares em Lisboa e no Porto. A entrada é livre.
Nestes eventos, que acontecem no dia 7 de junho às 18h30 na Casa Independente, em Lisboa, e no dia 8 de junho às 17h, no Maus Hábitos, no Porto, será apresentada a exposição pelas curadoras Marta Crawford e Fabrícia Valente mas também se irão discutir temas fundamentais para a vivência da sexualidade, em debates com convidadas especiais.
Em Lisboa o debate é dedicado aos Direitos sexuais das mulheres, prazer e ativismo, com a participação da realizadora e atriz Ana Rocha de Sousa e da psicoterapeuta e terapeuta sexual Patrícia Pascoal. No Porto o debate centra-se na Valorização do Prazer Sexual Feminino, com a ilustradora Clara Não e a representante da APF - Associação para o Planeamento da Família, Marta Pereira.
“Amor Veneris, vel Dulcedo Appelletur” foi o termo utilizado pelo anatomista Matteo Realdo Colombo em 1579 para classificar o clitóris, reconhecendo o seu papel fundamental no prazer sexual feminino. A exposição procura enaltecer o tema Amor Veneris numa perspetiva artística e cientifica, promovendo uma experiência que questiona e mobiliza todos os visitantes para a importância do prazer sexual feminino e de assuntos fundamentais como o consentimento e não consentimento, violência sexual sobre as mulheres ou a resposta sexual feminina. A exposição estará aberta de 25 de junho até dia 30 de dezembro de 2022.
O Musex é o primeiro museu português sobre sexualidade dirigido a crianças, jovens e adultos, com a missão de proporcionar conhecimento e reflexão sobre a sexualidade humana com base numa perspetiva pedagógica e através de expressões artísticas e conteúdos científicos. Este é um projeto que visa intervir ativamente na sociedade, eliminando preconceitos e promovendo de forma educativa formas felizes de viver a sexualidade.
O Gerador está a dar uma mãozinha ao Musex na promoção deste projeto.