O Maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia recebe a exposição 'Earth Bits - Sentir o Planeta', um projeto a dois anos, fruto de uma parceria continuada da Fundação EDP com a ERP Portugal e a Novo Verde.

A cultura é um dos setores mais afetados na pandemia. Para combater isso, a ERP e a Novo Verde, estabeleceram uma parceria com o Maat para o desenvolvimento e realização da exposição 'Earth Bits - Sentir o Planeta', uma instalação à base de dados que são apresentados através de conteúdos digitais, vídeos e uma estação interativa, concebida pelo estúdio de investigação Dotdotdot.

O projeto, composto por quatro secções que contam com a participação da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Internacional de Energia (IEA) e da EDP Inovação, mostram a ligação de causa/efeito dos comportamentos humanos sobre os recursos do planeta. Entre todos os temas abordados, a organização destaca a reciclagem de resíduos e a importância do comportamento dos cidadãos como chave para assegurar o processo e as vantagens resultantes, nomeadamente a medição da poupança da emissão de gases de efeito de estufa.

"A sustentabilidade está cada vez mais na narrativa da nossa sociedade, mas não pode ser apenas um plano de intenções: torna-se urgente a sua conversão efetiva em novos hábitos e mudança de mentalidades. Earth Bits – Sentir o Planeta reúne estes desígnios aos da Arte, da Cultura e até do Conhecimento, envolvendo o apoio técnico de reconhecidas instituições. Juntos, poderão ser importantes catalisadores nesta transformação de consciências", refere a Diretora Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, sublinhando ainda o papel da ERP Portugal no projeto, "Sendo a ERP Portugal uma entidade que promove as boas práticas de reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas em fim de vida, consideramos esta parceria com a Fundação EDP uma aliança vencedora. Cabe à ERP Portugal sensibilizar para a relevância do correto descarte destes resíduos, tão presentes na nossa vida e que contam com uma alta capacidade de valorização, salvaguardando os nossos recursos e matérias primas naturais”.

O Presidente da Novo Verde, Ricardo Neto, adianta ainda que "sendo um projeto a dois anos, esta também é uma forma de mostrar à sociedade o resultado de cada resíduo corretamente reciclado por cada um de nós, numa mostra única, num edifício e museu ímpar como é o Maat." . O Diretor-Geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, afirma ainda que a escolha da parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde é de extrema importância, uma vez que permite dar um destaque ainda maior ao tema da emergência climática, "um debate decisivo do nosso tempo".

A iniciativa inclui ainda um programa de projetos públicos e educativos a ser desenvolvido ao longo do ano, junto de escolas e da comunidade. A exposição 'Earth Bits – Sentir o Planeta' poderá ser visitada até ao dia 6 de setembro de 2021.

Local: Maat
Horário: Todos os dias;
Preço: Não aplicável
Fotografia de Vitor Pinto via Unsplash
maat