Estão abertas as inscrições para a segunda temporada de 2019 do ofício Planeamento na Produção de Eventos Culturais, da Escola Gerador.

Neste ofício vamos falar dos instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas. Tudo alicerçado numa dimensão prática bem forte. Durante as 10 aulas, de 2,5 horas cada, vais mergulhar em temas como:

Panorama cultural português

O que se faz de produção cultural em Portugal: quem são os promotores, os artistas, os espaços e os públicos.

Planeamento Inicial

Quais as características que definem um bom produtor. Início do processo de planeamento. Desenvolvimento e interpretação da Ideia-conceito. Que equipa necessito?

Mapa de Produção

Desenvolvimento do conceito e início da formação do mapa de produção. Avaliação de recursos humanos, materiais e temporais e estratégias. Atribuição de responsabilidades.

Cronograma

Aprender como criar um cronograma. Criar a estrutura base, decompor as diversas tarefas, atribuir-lhes responsáveis e prazos. Perceber a ligação e influência entre as diferentes responsabilidades.

Espaços e Artistas

Identificar os diferentes stakeholders e suas responsabilidades habituais. Relação com o artista e com a obra. Tipos de espaço e equipa do espaço. Interpretação de riders técnicos.

Plano do dia

Plano do dia (montagens – evento – desmontagens – avaliação). Decomposição do dia do evento por hora, atribuindo hierarquias de decisão, ordem de montagens, soundchecks e delegando responsabilidades.

Dinâmicas de redundância

Análise do risco e dos factores que reduzem ou aumentam a probabilidade de algo correr menos bem. Criação de dinâmicas redundantes de verificação. Conservadorismo e ambição na tomada de decisão.

Os dois estudantes com melhor aproveitamento no curso vão poder acompanhar todas as fases de preparação de uma Ignição Gerador, uma iniciativa do Gerador que acontece a cada dois meses, desde a ideia à sua implementação.

As aulas do ofício Planeamento na produção de eventos culturais decorrem sempre à segunda-feira, das 19h30 às 22h, entre os dias 1 de Abril e 3 de Junho.

Não deixes escapar o teu lugar e inscreve-te aqui.

Descobre tudo o que precisas de saber sobre a Escola Gerador aqui.
Créditos – Foto de Andreia Mayer