É já no dia 18 de junho que a Revista Gerador 31 chega às bancas. Consigo traz um olhar sobre o futuro da dança em Portugal, numa edição que assinala os 15 anos do fim do Ballet Gulbenkian. Fomos atrás dos criadores e dos intérpretes que, em diálogo com o passado, constroem um futuro para a dança portuguesa.
Procurámos ainda saber o lugar que a dança ocupa na cultura portuguesa - do ballet clássico à dança contemporânea, incluindo fusões como por exemplo a street dance.
Se aos olhos daqueles que ainda hoje perseguem o sonho da dança, Portugal representa, muitas das vezes, um espaço de futuro incerto, existe um legado que é importante não esquecer. Numa história que, como qualquer outra, se alimenta de começos e fins, propusemo-nos a seguir criadores e intérpretes que até hoje têm contribuído para uma narrativa que está em permanente mutação.
Procurámos falar com diversos artistas e entidades que nos ajudaram a refletir este tema, entre eles o coreógrafo Vasco Wellenkamp, a coreógrafa e bailarina Olga Roriz, a diretora artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB) Solange Melo, a diretora do Fórum Dança, Dora Carvalho, a bailarina e professora na Escola Superior de Dança, Margarida Belo Costa, o bailarino Miguel Ramalho e muitos outros.
A capa desta edição, que será revelada no dia 17 de junho, ficou nas mãos do artista Vicente Nirō.
A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Escrevemos sobre os temas fundamentais da cultura portuguesa, com profundidade, rigor e dedicação, mas também com descontração, humor e capacidade de encaixe.