A ressaca do carnaval e a preparação para o mês da primavera faz-se já esta semana na Central Gerador. De quarta a sábado há programação gratuita para te fazer sair de casa depois do sol se pôr. No domingo, devolve-se a tranquilidade ao Largo das Conchas com o nosso café central aberto para aproveitares a tarde em família. Curioso para descobrir o que se vai passar?

26 fevereiro às 21h | Última sessão de cinema de animação com curadoria do festival Monstra

O festival de animação de Lisboa programou as sessões de cinema deste mês da Central Gerador. No dia 26 fechamos o ciclo com seis curtas de animação a não perder: Rain in the Eyes de Rita Basulto (México, 2012), Wind de Robert Löbel (Alemanha, 2013), Dreams and Desires – Family Ties de Joanna Quinn (Reino Unido, 2006), Mermaid de Aleksandr Petrov (Rússia, 1997), Still Lives de Elli Vuorinen (Finlândia, 2019) e Kali, the Little Vampire de Regina Pessoa (Portugal, 2012).

27 de fevereiro às 21h | Concerto Vasco Vilhena

A jovem promessa do indie pop rock português, Vasco Vilhena, vem ao Lumiar apresentar o disco URSO SOLAR numa versão totalmente acústica. A solo irá vestir a pele de uma personagem que criou para este disco e que está na base do seu título. Baseada no urso malaio, espécie asiática em perigo de extinção, Urso Solar é uma criatura ficcional que procura sensibilizar o Homem para as consequências da sua pegada ambiental. Espera-se um início de noite bem passado, que promete ser especial e cantada em bom português.

29 de fevereiro às 19h30 | Hip-Hop Rádio ao Vivo com Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto

A Hip Hop Rádio ao vivo regressa à sua residência mensal na Central Gerador. Desta vez junta os rappers Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto para um debate acerca dos seus primeiros passos no hip-hop.

Sir Scratch tem dois álbuns na rua “Cinema” (2005) e “Em nosso nome” (2013). Hoje é membro do painel do programa de entrevistas Três Pancada da TV Chelas, juntamente com Sam the Kid e João Moura, onde debatem temas com artistas da cultura hip-hop.

Tóy Tóy T-Rex é um rapper angolano a residir na Linha de Sintra. Membro do coletivo Máfia 73, a solo já lançou projetos como “Meu Espaço”, “Rexpect”, “Hangar-11”, “11-se” e “Chá de Camomila” em 2018.

xtinto estreou-se em 2015 com Dez na mixtape “Odisseia” e começou a sua jornada a solo com o tema “Opus Magnum” produzido por Osémio Boémio. Em 2019, lançou pela Think Music o seu primeiro EP “inacabado” em conjunto com o Benji Price e “Ventre”, uma compilação de singles já lançados.

E, claro, os últimos dias para visitares a exposição Catarse de Jorge Charrua

Até dia 1 de março, a galeria da Central Gerador tem as paredes preenchidas pela Catarse do artista Jorge Charrua: um conjunto de retratos pintados a preto e branco mas também a cores, na representação de um processo introspectivo onde expõe a nu recordações, sentimentos e sensações passadas.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.