Começamos esta semana de programação na Central Gerador com uma conversa acerca da lusofonia, tema da Revista Gerador 30, com Batida, Edu Mundo, Luca Argel e Selma Uamusse. Na quinta-feira temos mais uma noite de mostra de filmes lusófonos com curadoria Lídia Ars Mello, recebemos um concerto íntimo de Fado-Enredo na sexta e, no sábado, jogamos ainda ao quiz Quebra-Gelo ao vivo. Tudo de entrada gratuita. Curioso para descobrir mais?

11 de março às 19h30 | Conversa: O que significa a lusofonia hoje?
Numa altura em que muito se discute os prós e contras da existência da noção de lusofonia, quisemos perceber o que esta representa hoje. A partir deste mote juntamos nesta conversa Selma Uamusse, Luca Argel, Batida e Edu Mundo para debater o conceito de lusofonia à luz dos dias de hoje, tendo especial atenção à influência do mesmo nas artes e na cultura.
12 de março às 21h | Mostra de filmes lusófonos com curadoria Lídia Ars Mello
As noites de quinta-feira em março têm curadoria de Lídia Ars Mello, doutora em cinema e programadora do Cineclube da Casa do Brasil em Lisboa, que propõe a Mostra de Filmes Lusófonos com quatro sessões. No dia 12 vais poder ver "Estive em Lisboa e lembrei de você" do realizador português José Barahona que incide no tema da migração.
13 de março às 21h | Concerto Fado-Enredo
Fado-Enredo narra a história das influências que o Fado chamou para si e a forma como foi contaminando os vários personagens com quem se cruza ao longo da trama.
 
A saudade no samba, na bossa nova, nos ritmos de África ou na canção portuguesa compõem a intriga. Não há bom, mau ou vilão neste enredo, apenas um ator principal que detém todo o protagonismo, o Fado.
14 de março às 21h | Quiz Quebra-Gelo ao vivo

Vem testar os teus conhecimentos da cultura portuguesa sob pressão no quiz Quebra-Gelo ao vivo, uma secção da Revista Gerador que te põe à prova.

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h. Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de David Cachopo
central-gerador-gratuito-programacao