Este ano o Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip) decorre até dia 23 de junho numa versão totalmente online.

A 12ª edição do festival está a decorrer desde o dia 18 de junho, com artistas convidados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Entre estes estão os cantores, compositores e instrumentistas Paulo Matomina e Abel Dueré, de Angola, a cantora brasileira radicada em Portugal Luanda Cozetti e seu grupo, Couple Coffee, o DJ Mam, do Brasil, o cantor e músico John D’Brava, de Cabo Verde, a cantora Iragrett Tavares, de Guiné-Bissau, o cantor, compositor e baterista Otis Selimane, de Moçambique, o cantor, compositor e multi-instrumentista Yami, de Portugal, e o cantor, compositor e guitarrista Tonecas Prazeres, de São Tomé e Príncipe.

Com o apoio oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Instituto Camões, a programação deste ano oferece, para além da música, vários espetáculos, leituras dramáticas, teatro, exibição de filmes, debates, programação infantil, exposição e uma mostra ‘gourmet’.

O Festlip_On abriu, no dia 18, com o espetáculo teatral “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa. Já no dia 19 de junho, foi exibida a curta-metragem Beleléu, dirigida pela friburguense Maria Clara Wermelinger, com texto e atuação de Leonardo Miranda. Até ao dia 23, estarão ainda disponíveis o FESTLIPinho, com uma curta-metragem infantil “Blob – O dia em que o planeta mudou”; o FESTLIPgourmet, este ano com especialidades culinárias da doçaria de Portugal; o FESTLIPexpo, uma mostra de fotografias disponibilizada pelo Instituto Camões, sob o tema “O cinema português”; e, por fim, a iniciativa “Peripécias Poéticas”: vídeos com poemas de países lusófonos interpretados pela atriz Elena Iyanga, de Guiné-Equatorial.

Todos os conteúdos serão transmitidos gratuitamente via streaming através do Facebook e Youtube do FESTLIP_On.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Cartaz do Festival Festlip_On

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.