A cidade de Setúbal recebe, entre os dias 13 e 15 de junho, pela primeira vez, a quinta edição do EXIB MÚSICA – Expo Ibero-americana de Música.

A Expo Ibero-americana de Música, tem como objetivo promover a internacionalização de músicas ibero-americanas e a gestão dos festivais sustentáveis e a sua relação com as cidades. Para tal estão previstos 21 concertos musicas em locais distintos da cidade de Setúbal que acolhe pela primeira vez o EXIB Música. A Praça do Bocage, a Casa da Baía e o Coreto na avenida Luísa Todi, serão os palcos por onde passarão cerca de 100 músicos para concertos de acesso gratuito. 

A EXIB MÚSICA pretende fomentar a difusão e circulação musical focada na relação entre as Cidades e a Gestão Musical Independente, celebrar a diversidade musical ibero-americana. “A EXIB Música tem como objetivo ser uma plataforma para a inovação cultural sustentável, e esta edição é o reflexo dessa intenção”, afirma Adriana Pedret, diretora do EXIB Música, em comunicado. 

Para além de se estrear na cidade de Setúbal, a edição de 2019 promove o I Encontro sobre Gestão Musical e a Cidade, que pretende lançar o debate sobre a temática, terá lugar no dia 13 de junho às 11h no Auditório do Forúm Luísa Todi, sendo a primeira sessão aberta ao público e as restantes que decorrerão no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, será de acesso restrito aos profissionais acreditados. 

A V edição do EXIB Música homenageará Zeca Afonso e Mercedes Sosa com o Prémio EXIB Para A Música Ibero-americana e termina no dia 15 com a entrega do Prémio Artista do Ano e o Prémio Impulso. que “visa reconhecer o contributo da música ibero-americana em torno de premissas com o impulso, compromisso, diversidade e identidade às quais inspiram o EXIB. 

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Sydney Rae via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.