O Festival Andanças, dedicado à promoção da música e da dança, vai passar a decorrer já este ano em Reguengos de Monsaraz (Évora), numa aldeia perto da albufeira do Alqueva.

A Câmara de Reguengos de Monsaraz anunciou, em comunicado, ter estabelecido uma parceria com a promotora do certame, a Associação PédeXumbo, de Évora, para a realização do festival no concelho, mais precisamente na aldeia de Campinho, junto do lago de Alqueva.

A edição deste ano do Andanças já está agendada para agosto, entre os dias 18 e 22, e vai ter lugar no Parque de Eventos de Campinho e nas áreas adjacentes, “onde serão instalados vários palcos, zonas para alimentação e bebidas, área de campismo e parques de estacionamento”, revelou o município.

Segundo a câmara, nesta “estreia” em Reguengos de Monsaraz, o festival “terá cinco dias de música, dança e outras atividades para todas as idades”, com as iniciativas a serem levadas também “ao interior da aldeia e ao espaço natural junto ao lago”.

“A autarquia e a organização pretendem que esta parceria permita a realização do festival durante muitos anos no concelho de Reguengos de Monsaraz”, pode ler-se no comunicado.

O Festival Andanças teve início em 1996 e junta, anualmente, “milhares de pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, de encontro e de práticas sustentáveis”, lembrou o município. Durante anos, o evento teve lugar em Castelo de Vide (Portalegre),

O certame promove “a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas”.

Texto de Lusa e Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia do Festival Andanças

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.