A 26ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português arrancou no passado dia 9 de novembro e é já amanhã que começa a principal secção competitiva deste Festival - a seleção Caminhos.

Nesta seleção estão a concurso os principais filmes portugueses do ano. Entre animações, documentários e filmes de ficção, a "Selecção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção profissional consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos".

Até 26 de novembro, as sessões da Seleção Caminhos vão realizar-se durante os dias de semana, em três horários distintos: às 10h30, 15h e às 18h. O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e as Galerias Avenida, em Coimbra, serão tela para a exibição dos filmes a concurso.

O filme candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional - "Listen", de Ana Rocha - é um dos selecionados nesta competição. Entre os candidatos da Seleção Caminhos fazem ainda parte estreias nacionais, como "Submissão", de Leonardo António, e "Aos Nossos Filhos", de Maria de Medeiros; "Um Animal Amarelo", de Felipe Bragança, "Surdina", de Rodrigo Areias, e "Patrick", de Gonçalo Waddington, estão também em competição. Destaque ainda para a curta "Cordeiro de Deus", de David Pinheiro Vicente, uma das selecionadas para a competição de curtas-metragens do Festival de Cannes.

Ao todo são 44 as películas a concurso nesta seleção, entre as muitas "Maré", de Joana Rosa Bragança, "Salsa", de Igor Dimitri, "Catavento", de João Rosas, "Um Som em Movimento", de Ricardo Teixeira, "Estrada para o Céu", de Pedro Vaz Simões, "A Forja", de André Jesus. O vencedor será escolhido pela realizadora e argumentista Fátima Ribeiro, pela realizadora de cinema de animação Joana Toste, pelas produtoras Pandora da Cunha Telles e Tathiani Sacilotto, e ainda pelo dramaturgo Tiago Salazar - júri Seleção Caminhos.

A programação desta 26ª edição sofreu já várias alterações, em relação à programação inicialmente pensada e divulgada, nomeadamente alterações de horários. Assim, em comunicado, a organização do Festival sublinha que estando "conscientes de que alguns dos novos horários das sessões podem sobrepor-se a horários laborais, académicos e escolares, o Festival Caminhos dinamizará exibições de Reposição ao longo do mês de dezembro".

A programação atualizada de todo o Festival Caminhos do Cinema Português pode ser consultada aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia via website Festival Caminhos do Cinema Português