De 27 a 31 de agosto, a histórica vila alentejana recebe pela 35.ª vez o Festival do Crato, que volta a apostar num cartaz eclético e que conta também com a Feira de Artesanato e Gastronomia.

Na edição deste ano do Festival do Crato, um dos mais antigos do país, Crato Por Tudo, a programação do festival, conta com a presença da banda Gipsy Kings, com Diego Baliardo, o rapper Kappa Jotta, e ainda Rwella & DJ Khabal no primeiro dia do festival. No palco After Hours do mesmo dia, passarão Toy e DJ Zanova.

No dia 28, passarão pelo palco alentejano, Gentleman, Dillaz e ainda Profjam. DJ Rob Willow estará encarregue do palco fora de horas. No terceiro dia de festival, Pedro Abronhosa e Comité Caviar juntam-se aos lisboetas Capitão Fausto, seguidos do DJ Wilson Honrado, no palco After Hours. Dia 30, Ivete Sangalo e Tiago Nacarato pisam o palco para a penúltima noite do festival, enquanto DJ João Vaz e I Love Baile Funk estarão no palco durante a madrugada. A edição deste ano do Festival do Crato termina com Gavin James, The Gift e ainda Fernando Daniel, mas é Karetus e o DJ Nuno Luz que darão por encerrada a festa alentejana.

Para além da oferta musical, sobe até à vila histórica a já conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia (F.A.G) de acesso livre, para dar a conhecer aos visitantes diversos produtos regionais e ainda uma seleção do melhor artesanato do Concelho do Crato e do resto do país. Brevemente será anunciada a programação de espetáculos de raíz cultura do Palco 2, integrado na F.A.G..

A organização prevê ainda uma zona para acampamento ocasional a cerca de 400 metros do recinto, de modo a garantir melhores condições de acolhimento para os visitantes, com áreas de sombra, sistema de videovigilância e ainda uma zona reservada para fogareiros, lava-loiças, carregamentos de telemóveis e WC/duche para pessoas com mobilidade reduzida. As áreas de chuveiros interiores e exteriores, sanitários e de refeitório ao ar livre estarão disponíveis durante 24 horas para os portadores do passe de 5 dias com acampamento incluído.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Vonecia Carswell disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.