O novo festival de criação artística emergente – Exquisito estreia hoje, pelas 18h30, em Telheiras. Este festival é uma ideia e produção do Gerador que vai decorrer entre os dias 13 e 15 de setembro com uma programação que incluí artes performativas, artes visuais e música, contando com nomes como Joana Gama, Luís Fernandes, Tomaz Hipólito, Sturqen + MMMOOONNNOOO, Clothilde, Die Von Brau, auéééu teatro e a companhia de teatro Crianças Loucas.

A primeira edição deste Festival tem como tema “Depois das Certezas Absolutas”, procurando refletir sobre o que se segue quando acontece tudo aquilo que imaginávamos ser impossível de acontecer. No entanto, para quem tem como única certeza a criação, não interessam certezas absolutas.

No primeiro dia do festival a programação conta com uma atuação do Fado Bicha, pelas 18h30, em que a entrada é livre. O dia é também marcado por uma conversa exquisita sobre artes visuais com Francisco Pinheiro, Paulo Morais, Tomaz Hipólito, Clara Imbert e Carolina Pimenta. Os AUÉÉÉU apresentam “Um Passo Atrás – Panfleto Vivo” e Luísa Amorim e Rosana Ribeiro juntar-se-ão para fundir as artes da dança, performance e literatura ao apresentarem uma versão da Tabacaria de Fernando Pessoa. A noite é preenchida por concertos dos BLEID, André Hencleeday Quartet e Clothilde.

Também a assinalar este dia de estreia está o lançamento da 21ª edição da Revista Gerador. Nesta edição, sob o tema Depois das Certezas Absolutas, o Gerador vai à procura de quem misture a ciência e arte para encontrar respostas, dos novos colectivos de artistas e de quem escreve as linhas do nosso futuro. O lançamento acontece pelas 20h15, no pátio da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e conta com a presença do colectivo Adamastor, os designers desta edição, bem como de autores que participaram nesta 21ª revista.

Revista Gerador – Depois das Certezas Absolutas

Em permanência durante os dias do festival existirá uma instalação de Tomaz Hipólito, um conjunto de artistas que vão ocupar vários espaços do Exquisito e trabalhos originais de 10 instagramers.

Percorrendo as várias iniciativas do Festival é difícil definir cada performance, de tão exquisitas que podem ser. Para os interessados em partilhar a descoberta do Exquisito que surge Depois das Certezas Absolutas, o passe geral para os três dias tem o custo de 15€ e o bilhete diário de 8€, sendo que os sócios Gerador têm direito a desconto. Os bilhetes já podem ser comprados no site do Exquisito ou no local. A primeira atuação de cada dia do festival é de entrada livre.

Texto de Andreia Monteiro
O Exquisito é uma ideia e produção do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.