O Festival Internacional de Cinema de Avanca, que se realiza nos dias 18, 22 e 26 de julho, vai exibir os filmes em competição através do sistema drive-in.

Os ecrãs gigantes ao ar livre estarão em diversos locais do concelho de Estarreja e irão permitir assistir aos filmes de ficção, animação, documentários, obras experimentais e ao cinema VR (Realidade Virtual) em concurso. Os novos filmes produzidos na região serão apresentados na categoria Competição Avanca.

“Os carros irão estar virados para o grande ecrã onde serão projetados alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo”, afirma em comunicado a organização do Festival.

Na impossibilidade de projetar neste formato durante o dia, algumas das competições irão decorrer nas salas onde já haviam decorrido em edições anteriores. A organização garante a segurança de todos os intervenientes, através de “uma forte redução da sua lotação”, explica em comunicado.

O Município de Estarreja e o Cine Clube de Avanca são os responsáveis pela organização e financiamento do evento. O apoio à produção cinematográfica da região materializa-se pela atribuição do prémio de 5.000 euros ao vencedor da categoria Avanca 2020 - Prémio Estreia Mundial.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Cartaz Festival Internacional de Cinema de Avanca

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.