fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival Internacional de Marionetas do Porto decorre até 20 de Outubro

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) 2019 decorre até 20 de Outubro, em…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) 2019 decorre até 20 de Outubro, em vários espaços da cidade do Porto, como o Teatro Municipal Rivoli, o Teatro Helena Sá e Costa, o Palácio do Bolhão, ou o Teatro de Belomonte, e com diversas produções nacionais e internacionais.

Contando com o apoio do Teatro Municipal do Porto, que acolhe e co-produz uma grande parte do programa, e do Teatro Nacional São João, parceiro na programação nacional e internacional, além do Palácio do Bolhão, do Teatro Helena Sá e Costa, do espaço Mira e do Teatro de Ferro, o FIMP 2019 comemora assim o seu 30º aniversário com um programa diversificado, espalhado quer por espaços portuenses bem conhecidos pelo público geral, quer por espaços mais pequenos.

No dia 17 de Outubro, o Teatro de Ferro acolhe a peça Sobre a Queda, a partir das 19h, com coordenação artística de Sancha Castro e duração de cerca de 30 minutos. No mesmo dia e no dia seguinte, A Tarumba - Teatro de Marionetas recebe em estreia absoluta Curtas de Papel, Osso e Fel, a partir das 19h, um espectáculo com duração de 70 minutos e inspirado em autores como Edward Gorey, Mário-Henrique Leiria ou Max Aub. Ainda no dia 17, no Teatro Helena Sá e Costa, sobe ao palco a peça No Tempo De., a partir das 22h, com duração de 50 minutos e direcção artística de Amândio Anastácio. No Tempo De. foi desenvolvido a partir da leitura de textos de Andrei Tarkovski e da poesia de Matsuo Bashô, criando, assim, um espectáculo estruturado em poemas visuais.

Nos dias 18 e 19 de Outubro, decorre, no Teatro Municipal do Campo Alegre, Don't we deserve grand human projects that give us meaning?, o projecto de Robbert&Frank Frank&Robbert, e, nos dias 19 e 20 de Outubro, no Teatro Carlos Alberto, o espectáculo em estreia nacional Nomad Soul, de Magali Chouinard, e, no MIRA | artes performativas, NOVO, o projecto concebido por Paulo Duarte e agora em estreia nacional. Até 20 de Outubro decorrem também vários espectáculos diários, como: no Jangada Teatro, Alecrim vs Manjerona, uma reescrita contemporânea de As Guerras do Alecrim e Manjerona, de António José da Silva, que estreou em 1737; e A Paz de Aristófanes, no Teatro de Marionetas do Porto, sempre às 16h e com a duração de 60 minutos.

Sabe mais sobre o programa no site do FIMP 2019.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Merch HÜSEY disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0