A 14ª edição do Festival Literatura em Viagem (LeV) arranca dia 13 de maio num novo formato, desta vez online.

O Festival, que há já 14 anos decorre na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, este ano vai permitir que mais convidados se juntem via livestreaming, entre os dias 13 e 17 de maio.

Os autores convidados desta edição vêm dos quatro cantos do mundo diretamente para as nossas casas. São 10 os escritores internacionais convidados com nomes como Isabel Allende, Héctor Abad Faciolince, José Eduardo Agualusa, Juan Gabriel Vásquez e o poeta angolano Ondjaki. Segundo a organização, esta edição do LeV é “uma das mais internacionais de sempre”.

Portugal vai estar representado por escritores e poetas como Ana Luísa Amaral e Matilde Campilho e David Machado, Gonçalo M. Tavares e José Luis Peixoto.

Vamos poder viajar juntamente com estes autores, que foram desafiados pela organização do Festival “a falar dos livros que os fazem ou fizeram viajar, bem como as viagens que mais os marcaram nas suas carreiras”. Desta vez não irão precisar de se deslocar até Matosinhos para participar no evento, cujo tema é a “Volta ao mundo em 80 viagens”.

Mas como nem só de literatura se faz o LeV, estão também confirmados o músico Pedro Abrunhosa, o deputado socialista Alexandre Quintanilha e Joana Amaral Dias.

As sessões irão decorrer nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Festival LeV

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.