A 3ª edição do Festival Mental, um festival dedicado à discussão sobre a saúde mental, decorre de 1 a 16 de Novembro, em Lisboa, e nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, no Porto.

Criado em 2017, o Mental traz a cultura — nomeadamente, o cinema, o teatro e a literatura — a Lisboa e ao Porto com o objectivo de discutir e promover a discussão acerca da saúde mental e de vários problemas relacionados com o assunto. Se no ano de estreia, a aposta foi nas M-Talks (uma série de debates entre profissionais, sobre diversos temas, com microfone aberto ao público e antecedendo filmes específicos), em 2018 criou-se uma mostra de cinema internacional através da plataforma FilmFreeWay, na qual foram submetidos 97 filmes oriundos de 23 países. Em 2019, a open call promovida pelo festival reforçou o número de países representados, contando ainda com 10 títulos portugueses.

A inauguração do Festival Mental 2019 tem data marcada para o dia 1 de Outubro no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, com duas sessões de teatro no dia seguinte, no mesmo local: “Agir na Vida”, por parte da Companhia Sem Tábuas, às 15h, e “Escada Acima… Escada Abaixo”, pela Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, às 17h. Nos dias seguintes, destacam-se as sessões de cinema no Cinema City Alvalade, de 7 a 13 de Novembro, que trazem ao cinema lisboeta filmes como “Whiplash”, o filme de 2014, de Damien Chazelle, que venceu vários Óscares; “Para Além da Mente”, o filme russo com sessão marcada para o dia 7 de Novembro; “Peixe de Água Doce (em Água Salgada), com sessão marcada para o mesmo dia; o filme israelita “Está Tudo Bem”, o filme americano “Aqui” e o filme português “No Limiar do Pensamento”, entre outros, no dia 11 de Novembro; entre muitas outras sessões de cinema a decorrer em 7 dias de festival.

Além do cinema, o Cinema City Alvalade recebe nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, as M-Talks — 3 conversas sobre problemas relacionados com a saúde mental, a decorrer sempre às 21h, seguindo-se um intervalo de 15 minutos, ao qual se seguirá a apresentação de um filme. No dia 14, haverá ainda o lançamento de “A Incrível História de Soul e Shame“, de Martina Frattura, e, no dia 16, último dia de actividades em Lisboa, terão lugar na Fábrica Braço de Prata diversas iniciativas, que incluem uma sessão de cinema, uma conversa sobre prevenção, uma sessão de yoga e dois concertos. As sessões agendadas para o Porto terão lugar na Casa das Artes, com diversas sessões de cinema a decorrer em ambos os dias das 19h às 20h30, com uma sessão final, com início às 22h15, a ser precedida por duas conversas: no primeiro dia, com o tema Demências, e, no segundo dia, sob o título “Burnout”.

Trailer oficial do Festival Mental 2019

Consulta aqui o programa completo do Festival Mental 2019.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Sydney Sims disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.