O Festival Mental está de regresso a Lisboa já a partir do dia 30 de setembro, entre as salas do Cinema São Jorge, o Espaço Atmosfera M e a Fábrica Braço de Prata.

A caminho da 4ª edição, o festival português de cinema e informação, procura continuar a fomentar o debate e a diminuir os estigmas associados à saúde mental. Para tal estão programados eventos de várias áreas culturais e sociais, tais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas.

O Festival arranca com o debate "Pandemia: do real ao digital”, num painel de convidados da área da comunicação e jornalismo. Até dia 9 outubro será ainda possível assistir às M-Talks, painéis temáticos relacionadas com a saude metal, acompanhados da projeção de uma longa-metragem. Este ano a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático são os temas em cima da mesa.

Da programação faz ainda parte o M-Cinema - Mostra Internacional de Curtas Metragens - um conjunto de 19 filmes selecionados, e oriundos dos quatro cantos do mundo. Os mais jovens são também contemplado na programação através do Mental Júnior, o espaço de discussão sobre a saúde mental dos mais pequenos.

De acordo com a organizadora do evento, Ana Pinto Coelho, "A quarta edição [do Mental] é também a nossa estreia no Cinema S. Jorge. Sala emblemática dos Festivais de Cinema, deixa-nos no culminar de um caminho que já vinha do ano passado na procura de chegar ao público em geral com o nosso M-Cinema, M-Talks e filme temático em sala de cinema".

O programa completo do Festival pode ser consultado aqui.

Trailer do Festival Mental 2020
Texto de Bárbara Dixe Ramos
Cartaz do Festival

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui