A partir deste próximo sábado, dia 16 de maio, sai à rua o festival de teatro Sinopse que, devidamente adaptado à realidade da pandemia de covid-19, irá apresentar 15 espetáculos nas ruas e bairros de Leiria.

Anualmente realizado na exígua Sala Jaime Salazar Sampaio, sede do Te-Ato – Grupo de Teatro de Leiria, o Sinopse – Festival de Teatro Ator João Moital ganha nova escala em 2020, realizando-se este ano de 16 a 24 de maio no espaço público, para ir ao encontro dos espectadores.

Segundo a divulgação do Te-Ato, é precisamente devido à pandemia que o festival ganha nova dinâmica, apostando numa “inversão do paradigma”: “Neste tempo em que o nosso quotidiano obedece a novas regras de partilha de espaço”, refere o grupo em comunicado, o festival surge “adaptado a esta nova realidade”.

Ou seja, “ao invés [de os] espectadores virem ao teatro, será o teatro a ir ter com espectadores”, especialmente num ponto central da cidade de Leiria, a Praça Rodrigues Lobo, onde há espaço para garantir “o resguardo do distanciamento entre os espectadores”.

As peças serão apresentadas também em zonas de forte impacto residencial, permitindo que o público possa acompanhar a partir das janelas e varandas.

O primeiro dia de festival arranca com três apresentações da companhia Dobrar ao longo da tarde. Já no domingo, dia 17, chega a Leiria a Prôcenio, do Brasil, para duas apresentações. Nesse dia, também o Te-Ato se apresenta no próprio festival.

Dia 22 de maio, João Moital, ator que dá nome ao festival, representa na Praça Rodrigues. Nesse dia atua também outro grupo convidado, o Estado “0”.

A 23 de maio, apresenta-se “O Nariz”, também residente em Leiria, e dia 24 de maio o festival Sinopse chega ao fim com representações do DRA/MAT e do Te-Ato.

Texto de Lusa e Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.