fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Fevereiro na Central Gerador: cinema de animação, música, feira, poesia e muito mais

O mês de fevereiro aproxima-se e isso significa mais programação cultural de entrada livre na…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O mês de fevereiro aproxima-se e isso significa mais programação cultural de entrada livre na Central Gerador. Durante o próximo mês vamos receber a exposição "Catarse" do artista Jorge Charrua e muitas outras iniciativas como concertos, poesia, cinema de animação com curadoria MONSTRA, conversas sobre hip-hop, a feira gerador e muito mais. Descobre aqui tudo o que andamos a tramar para o mês de fevereiro:

Sábado, dia 1 às 19h30 | Workshop Bordado Criativo com Ana Campos (Tampa sem Caneta)

Vamos agarrar nas agulhas das nossas avós, nos restos de tecido das nossas mães e claro, em imagens divertidas para criarmos bordados que nos representem. Neste pequeno workshop vais aprender as bases do bordado para que depois consigas continuar em casa. Só precisas de trazer vontade e boa energia.

Quarta, dia 5 às 18h30 | Inauguração da exposição "Catarse" de Jorge Charrua

O ato de criar é uma catarse, uma purificação pessoal onde a observação é o médium de pesquisa, o instrumento de precisão que permite estabelecer relação do lado íntimo com o exterior. Vem descobrir a exposição de Jorge Charrua que vive na Central Gerador durante todo o mês de fevereiro.

A obre de Jorge Charrua vive num equilíbrio de saudosismo e nostalgia com temas da contemporaneidade, manifestando-se pelas iconografias e símbolos, como a cultura hip-hop, videojogos antigos ou a História da Arte, recorrendo a uma roupagem de pintura tradicional para estabelecer esses pontos de contacto.

Dia 6 às 21h | Othon: Documentário e conversa com o realizador Martim Ramos

O Othon Palace Hotel, localizado no centro de São Paulo, em frente à Prefeitura, foi outrora o maior hotel de luxo da cidade. Em Outubro de 2012, após quatro anos de abandono, o edifício foi ocupado por movimentos organizados de pessoas sem tecto.

Martim Ramos é fotógrafo e realizador. Tem um MA em fotografia pelo Royal College of Art e é licenciado em História da Arte, pela FCSH. O seu trabalho tem sido exibido com frequência em exposições individuais e colectivas e está representado na colecção do MAAT.

Sexta, dia 7 às 21h | Concerto ARP

ARP é flexibilidade e comunicação, onde há sempre espaço para a linguagem simples e fluída da improvisação das vozes sem poesia. Neste primeiro concerto forma-se uma tríade  de guitarra, efeitos e voz (Vicente Booth), Contrabaixo (Sofia Ribeiro) e Voz (Margarida Guerra).

Quartas, dias 12, 19 e 26 às 21h | Cinema com Curadoria Monstra

Todos os meses entregamos a curadoria do cinema a uma entidade diferente. Em fevereiro é a vez da MONSTRA trazer até à Central Gerador os melhores projetos de animação. O festival nasceu no ano 2000 com o objetivo de celebrar e divulgar a melhor qualidade e diversidade, tanto técnica como cultural, dos projetos de cinema de animação.

Sexta, dia 14 às 19h30 | Conversa: Será o teatro documental um exercício de honestidade intelectual?

No dia 14 falamos acerca do teatro documental como exercício de honestidade intelectual. A sua origem, métodos de trabalho usados em teatro documental e os principais temas que têm sido abordados neste género em Portugal serão assuntos abordados nesta conversa com três convidados.

Sábado, dia 15 às 21h | Quiz Quebra Gelo ao vivo

Vem testar os teus conhecimentos da cultura portuguesa sob pressão no quiz Quebra-Gelo ao vivo, uma secção da Revista Gerador que te põe à prova.

Quinta, dia 20 às 19h30 | Conversa: As plataformas de streaming estão a mudar o cinema?

Um debate acerca das plataformas de streaming e a sua relação com o cinema. A influência destas plataformas no consumo de cinema tem vindo a acentuar-se cada vez mais e vai ser discutida na Central Gerador com três convidados.

Sexta, dia 21 às 21h | Concerto Orlando Santos

Orlando Santos é um músico-compositor português, considerado uma das melhores vozes masculinas nacionais. Dono de um talento invulgar, é ao vivo que acontecem alguns dos seus momentos mais icónicos, com interpretações musicais que tornam cada concerto único.

Sábado, dia 22 às 19h30 | Poesia: Regresso do Irrecuperável Homem Bala

O Irrecuperável Homem Bala regressa à Central Gerador para uma apresentação em que Hugo Marques será projetado nas cordas da guitarra, enquanto Sérgio Coutinho dispara o canhão com autores como António L. Antunes, Alexandre O'Neill, Álvaro de Campos ou Ary dos Santos.

Domingo, dia 23 das 14h às 19h | Feira Gerador e festa de Carnaval

Um domingo dedicado às mais diversas formas de arte, desde ilustração a cerâmica, passando pelo artesanato, acompanhado de música que vai dar um cheirinho a carnaval.

Quinta, dia 27 às 21h | Concerto Urso Solar

Chegou a vez da jovem promessa da indie pop rock visitar a Central Gerador para apresentar o Urso Solar numa versão totalmente acústica. A solo irá vestir a pele de uma personagem que criou para este disco e que está na base do seu título: Urso Solar.

Sábado, dia 29 às 19h30 | Hip Hop Rádio ao vivo: primeiros passos com Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto

A Hip Hop Rádio ao vivo regressa para a 3ªedição da sua residência mensal na Central Gerador. Desta vez junta os rappers Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto para um debate acerca dos seus primeiro passos no hip-hop e a sua evolução enquanto artistas dentro da cultura.

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo das 15h às 20h. Fica atento ao FacebookInstagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

22 Outubro 2025

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a terceira entrevista deste projeto

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Mariana Gomes: “A justiça climática tem de partir do pressuposto que a transição energética não deixa ninguém para trás”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0