No Dia Mundial da Marioneta, 21 de Março, A Tarumba – Teatro de Marionetas estreia, online, o documentário “Descon’FIMFA Lx20 – Um Festival em Tempos de Pandemia”. Um documentário que eterniza o festival que aconteceu em agosto com uma programação diferente da planeada.

O Descon’FIMFA Lx20 foi um dos primeiros festivais de teatro a ser realizado com público, após o primeiro confinamento, com oito espetáculos provenientes de quatro países – Portugal, Espanha, México e Bélgica – e apresentados no Teatro do Bairro, no Teatro Taborda e no Castelo de S. Jorge. Um mês de emoções, de encontro e partilha com o público, respeitando todas as normas de segurança.

“2020 era para ser um ano de festa. De comemoração. O FIMFA Lx celebrava 20 anos em maio. Estava tudo pronto, mas a pandemia parou o mundo e inviabilizou todos os planos. A Tarumba não baixou os braços e conseguiu organizar o FIMFA com um outro formato, uma edição especial de verão, de 5 de agosto a 5 de setembro.”, referem Luís Vieira e Rute Ribeiro, Diretores Artísticos do FIMFA Lx.

Descon’FIMFA Lx20 – Um Festival em Tempos de Pandemia, realizado por Tiago Inuit, é um documentário de cerca de 40 minutos, sobre esta edição inédita do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, com depoimentos dos artistas que integraram o Festival, que contam como viveram a situação pandémica e desenvolveram os seus trabalhos artísticos neste contexto. Um trabalho que conta com testemunhos de artistas como Jomi Oligor e Shaday Larios (Oligor y Microscopía). Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica), Agnès Limbos e Gregory Houben (Cie Gare Centrale), Pedro Leal (PIA – Projectos de Intervenção Artística), André Murraças, Igor Gandra e Carla Veloso (Teatro de Ferro), Luís Vieira e Rute Ribeiro (A Tarumba – Teatro de Marionetas).

No dia 21 de Março, será ainda anunciada a programação da 21ª edição do FIMFA Lx, que decorrerá de 4 a 23 de maio em vários espaços de Lisboa, como o Teatro Nacional D. Maria II, o São Luiz Teatro Municipal, o Teatro do Bairro, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Teatro Taborda ou a Cinemateca Portuguesa.

Fotografia cortesia de FIMFA Lx
Local: Online;
Horário: Documentário disponível a partir de dia 21 de Março
Preço: Grátis
Fotografia da cortesia de FIMFA Lx