O projeto GERAÇÃO FUTURAMA, dinamizado pelo Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, apresenta uma Open Call para jovens, entre 15 e 25 anos, do Baixo Alentejo e de outras geografias do país, que queiram explorar as questões das artes contemporâneas.

A GERAÇÃO FUTURAMA reúne um conjunto de encontros entre jovens, com idades entre 15 e 25 anos, de diversos municípios próximos do Baixo Alentejo, ou não, onde apresentam conversas, discussões, análises e considerações em torno da sociedade contemporânea e das práticas artísticas contemporâneas. Abrindo portas para todxs aquelxs que quiserem participar, o projeto pretende, através dos encontros, levar a ideia e a potencialidade "de estarmos em contacto uns com os outros, mesmo que o mais longe possível. A arte e as expressões artísticas são o argumento que nos irá juntar, e a partir do qual podemos falar da vida, das pessoas, dos contextos e de mudança", lê-se em comunicado.

Com o objetivo de estabelecerem pontes entre lugares, pessoas e ideias num diálogo que irá ajudar a novas perspetivas, encontros e lugares, o projeto dedica-se a explorar as novas tecnologias online que facilitam o encontro à distância, este grupo de jovens, que se reúne aos sábados à tarde, de 15 em 15 dias, entre as 15h e 17h. Será feita uma apresentação a 24 de julho, seguindo-se de 10 sessões quinzenais entre 4 de setembro de 2021 e 29 de janeiro de 2022.

Nestas sessões procuram fazer perguntas e respostas conforme a curiosidade e disponibilidade de cada um. "Provocados ou estimulados pelas obras de arte contemporâneas e pelos percursos dos artistas que as criaram", a GERAÇÃO FUTURAMA traçara contacto com diversxs artistas portugueses e estrangeiros das artes cénicas e visuais, da música e da arquitetura, do cinema ou das artes digitais, de forma coletiva.

Para aquelxs que se quiserem juntar ao projeto - jovens entre 15 e 25 anos, residentes no Baixo Alentejo e de outras geografias nacionais - mesmo que não sejam ou queiram ser artistas, com ou sem experiência artística, basta que preencham este formulário, de forma gratuita. Para mais informações contacta a Lucía Vives para info@futurama-alentejo.com.

Recorde-se que o Futurama é um projeto financiado pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Fundação Millennium BCP, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Serpa e Câmara Municipal de Castro Verde, e conta com a parceria institucional da República Portuguesa - Ministério da Cultura.

*O artigo surge a propósito da parceria entre o Gerador e a Futurama.
Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.