A conta de Instagram do festival Iminente será o palco do Iminente Emergency, uma edição online do festival que acontece já no sábado, dia 4 de abril entre as 16h00 e as 23h20, e que nasce com o propósito de angariar fundos para os dois hospitais de referência no tratamento da pandemia de Covid-19, o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central e o Centro Hospitalar e Universitário de São João.

O Gerador abre a programação deste dia, logo pelas 16h00, com uma conversa moderada pela nossa jornalista Carolina Franco que nos quer pôr a todos a refletir sobre a relação da cultura com a pandemia. Afinal, como podemos fazer cultura para todos neste contexto? A Marta Bateira, mais conhecida pela personagem Beatriz Gosta, que nasceu em 2015 numa série de vídeos no canal de youtube com o mesmo nome e que hoje soma mais de 112.000 seguidores no Instagram, junta-se a nós nesta conversa.

Nas últimas semanas, o setor cultural entrou num momento muito diferente da sua atividade nomeadamente pela impossibilidade de se fazerem espetáculos e eventos ao vivo. Como resposta surgiram, entretanto, muitas iniciativas culturais online mas, em função do eventual prolongamento do recolhimento social, que futuro se vê para a cultura? Que consequências terá este período inesperado nas nossa forma de conviver e consumir cultura?

Numa programação com curadoria de Alexandre Farto aka Vhils e da plataforma Underdogs, poderás ainda a assistir a performances, concertos com nomes como Mayra Andrade, Dino de Santiago ou Ana Moura, arte com Mais Menos ou Tamara Alves, performance com Mariana Barros e muito mais. Descobre mais aqui.

A totalidade dos fundos angariados nesta edição será repartida em partes iguais entre os dois hospitais e alocados pelos conselhos de administração consoante as necessidades de cada instituição. Os fundos reverterão para a compra de equipamentos de protecção individual para os profissionais de saúde e de equipamento para alargamento da capacidade das Unidades de Cuidados Intensivos. Os bilhetes não têm preço fixo e as doações poderão ser feitas aqui.