fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gerador convidado pelo Shifter para o podcast Reunião Editorial #2

O segundo episódio de Reunião Editorial, o podcast do Shifter, já está disponível e contou…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O segundo episódio de Reunião Editorial, o podcast do Shifter, já está disponível e contou com a presença do jornalista Ricardo Ramos Gonçalves, que trabalha no Gerador. O podcast está disponível para os apoiantes Shifter mediante uma contibuição de, pelo menos, dois euros através da sua página Patreon.

Reunião Editorial é o podcast do Shifter, em que o meio convida os seus leitores a participar nas suas decisões diárias. É uma reunião que conta com os editores João Ribeiro e Rita Pinto e, neste episódio, com o jornalista do Gerador.

É no Gerador, onde trabalha como jornalista, que o Ricardo Ramos Gonçalves tem encontrado um espaço que lhe permite estar envolvido em projetos artísticos que escapam às próprias fronteiras do universo da comunicação. Essa itinerância de áreas entre as quais tenta construir pontes nota-se também nas áreas que mais lhe interessam e que tem vindo a estudar, seja a comunicação, a história, o cinema ou a literatura. Aficionado da descentralização, salienta-se o dado biográfico de que é natural de Castelo Branco, por inerência albicastrense, uma importante distinção.  

Neste episódio poderás ouvir as rubricas "Obcessões", "Revista de Imprensa", "Notícia que Gostávamos de Ter Dado (ou Lido)", "Entrevista" e "Sugestões Culturais". O segundo episódio contou ainda com as sugestões culturais de Carolina Franco, também jornalista do Gerador.

Cartaz de "Reunião Editorial", via Shifter

Podes saber mais sobre este episódio e podcast, aqui.

Texto de Andreia Monteiro
Fotografia de Malte Wingen, disponível via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0