O Gerador venceu dois prémios de jornalismo com as reportagens A terra paga-me em vida, eu pago à terra em matando de Francisco Colaço Pedro e Aborto seguro em Portugal: 15 anos de uma lei que tirou as mulheres do banco dos réus de Sofia Craveiro.
À reportagem de Francisco Colaço Pedro, que resultou do apoio da Bolsa Gerador Ciência Viva para Jovens Jornalistas, foi atribuída uma menção honrosa do 6.º Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal que homenageia, há doze anos, os profissionais de informação e as obras que contribuem para um maior conhecimento da sociedade sobre a floresta portuguesa. Esta edição foi organizada em parceria com o Sindicato de Jornalistas e registou 42 candidaturas submetidas, por 26 jornalistas de 16 órgãos de comunicação social distintos.
A reportagem da jornalista Sofia Craveiro venceu o Prémio Jornalismo em Saúde na Categoria Jornalismo Digital da 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, organizada pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e o Clube de Jornalistas. Esta reportagem é composta por três partes: 15 anos de uma lei que tirou as mulheres do banco dos réus aborda o caminho percorrido desde as primeiras reivindicações pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), nos anos 70, até à mudança da lei, em 2007; a segunda parte, O que mudou desde a despenalização?, parte de testemunhos de 179 mulheres para mostrar as diferenças trazidas pela despenalização da IVG, assim como relatar as assimetrias no acesso, que ainda persistem; a terceira parte, Como e onde se faz?, esclarece as principais dúvidas e mitos em torno da IVG, além de informar sobre os procedimentos inerentes.
No Gerador fazemos jornalismo lento como contraponto da urgência dos tempos que nos envolvem e perseguimos temas como Juventude, Causas Sociais, Sustentabilidade, Interior, Democracia e Cultura.