fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Grupo de jovens refugiados não acompanhados é acolhido em Portugal

No passado dia 10 de agosto, um grupo de 21 jovens estrangeiros não acompanhados, provenientes dos campos de refugiados da Grécia, chegaram a Portugal. O acolhimento foi feito nas regiões do Norte, Centro e Lisboa, no âmbito do Programa de Recolocação Voluntária.

Naturais do Afeganistão, Paquistão, Bangladesh, Palestina, Marrocos, Iraque, Egito e Síria, xs jovens, com idades a partir dos 15 anos, foram acolhidxs em Unidades de Acolhimento Especializado de caráter temporário, aguardando o encaminhamento para respostas adequadas às suas expetativas, necessidades e projetos de vida individuais.

Atendendo à especial vulnerabilidade das crianças e jovens estrangeiros não acompanhados, "o Governo português respondeu ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia, em março de 2020, para a recolocação dos cerca de 5500 crianças e jovens que se encontravam na Grécia", lê-se em comunicado do Gabinete da Ministra de Estado e da Presidência. Com a chegada deste grupo, registam-se assim 121 crianças e jovens no país.

Mostrando-se uma prioridade do Governo, a integração e o acolhimento de pessoas refugiadas revela-se "num esforço contínuo que envolve o Estado central, as autarquias locais e as organizações da sociedade civil", acrescentam ainda.

A participação ativa de Portugal nos programas tem sido reconhecida pela Organização das Nações Unidas, incluindo a Agência das Nações Unidas para as Migrações – a Organização Internacional para as Migrações –, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa.

De acordo com o Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Portugal recebeu 797 pessoas vindas do Egito e da Turquia e com diferentes nacionalidades (da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália) e tem ainda dado resposta positiva a todas as situações de emergência que decorrem de resgates no mar, já tendo acolhido 243 resgatados no Mediterrâneo ao longo dos últimos anos.

Considerado o 6.º país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da UE, recebendo 1 550 refugiados vindos da Grécia (1 190) e Itália (360) entre dezembro de 2015 e abril de 2018 – os quais foram acolhidos por 97 municípios. E registou ainda 142 requerentes de asilo ao abrigo do acordo entre a UE e a Turquia, entre junho de 2016 e dezembro de 2017.

As informações prestadas pelo Gabinete da Ministra de Estado e da Presidência reforçam ainda que, ao abrigo do Acordo Administrativo assinado entre o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério da Migração e do Asilo grego, prevê-se a transferência de 100 beneficiários/requerentes de proteção internacional numa fase piloto, também já chegaram 16 cidadãos.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia de Rui Gaudencio

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap