A curadora da UmbigoLAB, Inês Grosso, escolher o artista mexicano, residente em Lisboa, Héctor Zamora, para inaugurar a secção da plataforma na Umbigo Magazine #69.

A Umbigo surge como uma plataforma independente que pretende responder às questões online da arte e cultura. A cada três meses, a Umbigo coloca nas bancas uma revista, que agora surge também em inglês, ainda uma publicação online diária, e ainda uma rede social dirigida apenas a artistas e curadores, a UmbigoLAB. “A Umbigo valoriza as obras e as criações dos artistas, adotando uma abordagem transparente e assumindo-se como um recurso para conteúdos portugueses e conteúdos internacionais selecionados”, explica a organização.

A revista conta com uma tiragem de 10,000 exemplares e 700 pontos de distribuição comercial, estando também presente a nível internacional, sendo distribuída em diferentes países por todos os continentes. Na versão online, são disponibilizados um maior número de artigos e notícias, relatórios e projetos, devido à sua liberdade física.

“O objetivo passa por aumentar a fidelidade do seu público e garantir a sua continuidade, dando a conhecer um vasto número de colaboradores”, deste modo, criando a ponte entre a revista e a rede social para artistas e curadores, Héctor Zamora é o primeiro artista, escolhido pela curadora Inês Grosso, para inaugurar uma nova secção: a da UmbigoLAB, que passará a estar presente nas seguintes edições da revista em formato físico.

Apesar de ser natural da Cidade do México, Héctor vive e trabalha atualmente em Lisboa, “o seu trabalho transcende o espaço expositivo convencional, reinventando-o, redefinindo-o, gerando atrito entre as mais comuns aceções de público e privado, exterior e interior, orgânico e geométrico, selvagem e metódico, real e imaginário”.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de ©Bruno Simão disponível via UmbigoLAB

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.