A Hip Hop Rádio é um projeto independente online que tem vindo a arrastar ouvintes pelo país fora. No Trampolim Gerador do próximo dia 12 de outubro ocupam o Mouras Shopping, um centro comercial dos anos 80 no Lumiar, com uma emissão ao vivo, entrevistas e até um consultório de músicas. Se gostas de hip-hop sintoniza no lado A e B, em baixo:

16h às 18h | Lado A
Discos pedidos

Uma emissão ao vivo com um dedo teu: pede a música que queres ouvir e fala sobre a influência do hip-hop na tua vida. Em contínuo entre as 16h e as 18h.

20h às 22h30 | Lado B
20h – Consultório das Caróis

Era uma vez um dia em que duas Carolinas se encontraram: a Carolina Franco, jornalista do Gerador e a Carolina Costa da Hip Hop Rádio. O hip-hop uniu-as e dessa bonita união nasceu o habitual: um consultório. Das 20h às 21h vai ter com elas, conta-lhes o que te vai na alma e sai de lá com uma receita de música no bolso.

21h – Conversa Os Regressos no Hip-Hop

Regressar onde fomos felizes nem sempre faz sentido, mas aqui estarão reunidos três casos em que esse regresso não só faz sentido como é quase necessário. Esta conversa põe lado a lado José Mariño, que regressa à rádio para fazer um raio-x ao rap tuga, Keso, que revisita “O Revólver entre as Flores” para o reeditar em vinil e Maze que está de volta à estrada com os Dealema.

José Mariño iniciou o seu percurso como radialista no Correio da Manhã Rádio, mas foi na Antena 3 que abriu caminho a nomes que se viriam a eternizar na história do rap tuga, com o seu programa Repto. A voz que se ouve em “Retrospectiva de um amor profundo” de Sam the Kid, quando Sam eterniza a sua primeira vez na Antena 3, regressou este ano à rádio com A Teoria da Evolução, um programa em que viaja entre o passado e o presente do Hip Hop e leva à Antena 1 vozes que compõem e enquadram o rap em Portugal.

Keso lançou “O Revólver entre as Flores” em 2011, um disco que se seguiu ao “Raios Te Partam” (2003), com que se estreou, e antecedeu “KSX2016” (2016), o terceiro e último disco até agora. Este ano o rapper do Porto reeditou “O Revólver entre as Flores”, que lançou primeiro através de um leilão na sua conta do Instagram e, entretanto, já apresentou no Plano B, no Porto. A edição em vinil de “O Revólver entre as Flores” foi produzida pela Circus Network e pela Paga-lhe o Quarto.

Maze é membro do grupo icónico de Gaia, Dealema. Após um regresso anunciado e feitas as honras em Lisboa, no Festival Iminente, e no Porto, no Hard Club, os Dealema regressam ao panorama do rap com uma reedição de “Dealema” (2003) que esteve à venda apenas no concerto na mítica sala de espetáculos do Porto. Depois de apresentarem “Alvorada da Alma” (2013), Mundo, Maze, Fuse, Expeão e DJ Guze estiveram afastados para recolher impressões do mundo e compor a solo, mas regressam tão fortes quanto antes.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descarrega aqui a programação completa.