O Mercado das Torcatas em Almada recebe hoje, dia 23 de novembro, um final de dia e início de noite recheado de cultura portuguesa, com um concerto da artista Sallim, uma tertúlia dedicada ao Instagram e até sessões de musicoterapia ou biblioterapia com o músico NBC e a escritora Cláudia Lucas Chéu. Uma programação do Gerador, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, de entrada gratuita.

A partir das 18h os instagrammers portugueses @anagillustrations, @hey.luisa e @joselourenco conhecidos, respectivamente, pelas suas ilustrações, manipulações sonhadoras de fotografias e arte plástica - com uma audiência conjunta no Instagram de mais de 305.200 seguidores - saltam das suas contas de Instagram directamente para uma conversa dedicada a esta rede social, moderada pelo Gerador. Seguidores, influência, viver do Instagram, processo criativo e inspirações serão alguns dos temas abordados ao longo desta Tertúlia Gerador.

Às 19h montam-se os consultórios dos terapeutas artísticos NBC e Claúdia Lucas Chéu que, ao longo de uma hora, vão estar a passar receitas de músicas e livros, respetivamente, de acordo com o estado de espírito dos pacientes. Senta-te com eles, partilha o que te vai na alma e sai de lá com músicas para ouvir e livros para ler.

O concerto da artista Sallim, às 20h, termina este dia de programação. Esta jovem mas madura promessa da música portuguesa, muda-se para o Mercado das Torcatas para um concerto intimista: um encontro entre voz, batidas confiantes e harmonias suaves de teclado, que expressam a procura constante da artista pelo lugar certo no mundo.

No domingo, dia 24 de novembro, a programação do Gerador continua no Mercado das Torcatas desta vez com teatro para famílias, showcooking de comida vegan e workshops de tecelagem e de ofícios do espetáculo.

Como chegar ao Mercado das Torcatas?

Morada - Av. do Cristo Rei, 2805-185 Almada

Para quem vem de Lisboa:

– Apanhar o Cacilheiro na Estação do Cais do Sodré até Cacilhas
– Em Cacilhas, apanhar o Metro de Almada em direção a Corroios e sair na paragem “Almada”
– Caminhar 5 minutos até ao Mercado das Torcatas: percorrer a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira; virar à esquerda na Rua da Vinha; virar à direita na Rua Dom João de Castro; e, por fim, virar à esquerda na Avenida do Cristo Rei. O mercado estará à direita.

A partir deste mês de Novembro, o Mercado das Torcatas em Almada abre portas com um conjunto de iniciativas criativas que prometem transformar este antigo mercado abastecedor num local de programação regular, aberto ao público. O Gerador é um dos programadores desafiados a trazer ideias para este espaço.
Fotografia de Diana Mendes
Mercado Torcatas Almada Sallim Nbc Instagram