Nos dias 15 e 16 de outubro, pelas 21h, o Jardim da Tapada das Necessidades torna-se palco de Homogamético, um espetáculo que junta poesia, música eletrónica, artes circenses e vídeo, sob um live act de Caroline Lethô. Entrada Gratuita.


Uma ode à mulher, feita por mulheres. Foi isso que Inês Carvalho criou em Homogamético. O espetáculo cruza a poesia, com as atrizes Isabel Ruth, Maria João Luís e Rita Martins, a acobracia, com as acrobatas Erica Keil e Inês Rodrigues, e ainda videomapping e animação com Carlota Premazzi.
"Anjos VI", de Maria Teresa Horta, "A Mulher", de Florbela Espanca e "Alfazema", de Capicua, serão alguns dos poemas apresentados, que retratam a expressão feminina através de algumas épocas, e que serão acompanhados pela música de um dos novos nomes promissores da música eletrónica, Caroline Lethô. - "Pretende-se que seja um espetáculo que, de forma subliminar, clarifique o lugar da mulher na sociedade. Nem atrás, nem à frente, mas lado a lado - os mesmos direitos e os mesmos deveres para todos os seres humanos adultos."
A apresentação ao vivo utiliza o contraste entre a performance clássica e a tecnologia: a leitura de poemas é realizada pela projeção da imagem das atrizes nas copas das árvores; a música original é tocada ao vivo através de computadores e sintetizadores; as acrobatas utilizam os seus corpos suspensos no jardim, como instrumentos de expressão.
O espetáculo é de entrada é livre.