Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hora Europa: como olham Guya Accornero e Susana Rogeiro Nina para as eleições europeias?

Hora Europa é uma iniciativa do Parlamento Europeu onde se pretende descomplicar temas europeus. A entrada é livre.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em junho de 2024 vamos escolher os nossos representantes na Europa. Para pensarmos este momento, o Gerador e o Parlamento Europeu em Portugal juntaram-se para um conjunto de conversas informais sobre a importância das eleições europeias. 

No próximo dia 18 de abril, pelas 18h00, na Casa do Comum, em Lisboa, vamos ouvir a visão de duas académicas. Guya Accornero, professora auxiliar de Ciência Política no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), junta-se a Susana Rogeiro Nina, Professora Auxiliar na Universidade Lusófona e Investigadora integrada do LusoGlobe (ULusófona) e no Observatório da Qualidade da Democracia (OQD, ICS-ULisboa).

Esta iniciativa faz parte do Europa Agora, o projeto do Gerador co-financiado pela União Europeia que pretende informar sobre o papel do Parlamento Europeu no dia-a-dia democrático, promover a participação cívica e mobilizar o voto para as Eleições Europeias de 2024.

Juntas-te a nós? A entrada é livre. 

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

15 Junho 2026

Recorda aqui os dias do FALA – Festival Literário de Alcanena

15 Junho 2026

“O Livro Obrigatório”: Regina Duarte é a segunda convidada do ciclo de conversas na Amadora

11 Junho 2026

Guimarães recebe debate público sobre realidade e perceção em Portugal

10 Junho 2026

Dia 19 de junho vem à exibição do documentário “Ecos de Lisboa” em Belém

8 Junho 2026

Revista Gerador 47 chega a Guimarães com leitura coletiva no Convívio

6 Junho 2026

Procuramos jovens até 25 anos para falar sobre imaginação 

29 Maio 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

28 Maio 2026

Procuramos pais de crianças até 10 anos para falarem sobre imaginação 

27 Maio 2026

Pensar o Colonialismo em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última Residência Insubmissa Gerador

25 Maio 2026

Singularidades de Guimarães: que imagem tens de liberdade? Ouve aqui o podcast

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0