O Festival Internacional de Teatro de Rua, Imaginarius, está de regresso. A edição deste ano ocorre em duas datas distintas. A primeira data começa já hoje, 27 de maio, e prolonga-se até 30 de maio, em regime virtual. A segunda data ocorre entre 9 a 12 de setembro, presencialmente, no espaço público de Santa Maria da Feira.

“O Mito e A Marca” é o tema que marca esta edição e, simultaneamente, os 20 anos deste festival das artes de rua e do circo contemporâneo. É com base nestas duas premissas que assenta toda a programação pensada para diferentes faixas etárias e gostos artísticos, com espetáculos de música, dança, teatro, novo circo, multidisciplinar, mas também arte digital, instalações interativas, cinema, workshops e arte urbana.

Da programação online, transmitida através do streaming ou live streaming no Mapa Virtual do Imaginarius constam o projeto Get Ready, da companhia espanhola TwoMuch ; a estreia do espetáculo Ulisses, pela Auéeeu Teatro; e a apresentação de um videoclipe do projeto de intervenção comunitária Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira. Podes consultar aqui a programação online.

Quanto à programação presencial são esperados cinco projetos: Subtil Prelúdio à Humanidade, criada pela SALTO – Internacional Circus School, no Cineteatro António Lamoso, nos dias 27, 28 e 29 de maio, pelas 21h00, e no dia 30 de maio, às 18h30; a estreia da curta-metragem do Projeto Very Very Funny, seguida de conversa com os artistas Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, no dia 27 de maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira; as Instalações Interativas na Quinta do Castelo, Despojos da Torre de Babel, de Alexandra Couto e Paulo Pimenta, e o Cubo, de Elisabete Sousa e Diogo Martins, com visitas previamente agendadas, no parte da tarde de 27 e 28 de maio, e durante todo o dia, nos dias 30 e 31 de maio; e o projeto de Arte Urbana, Auxílio no Perigo, do artista Godmess, visível desde o dia 1 de maio, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira. Todos estes espetáculos e visitas têm entrada gratuita, mas, cumprindo com as orientações da DGS. Assim sendo, a marcação prévia é obrigatória aqui.

Local: Online e Santa Maria da Feira;
Horário: Varia conforme a programação;
Preço: Gratuito.
Texto disponível via Pexels