É já no próximo sábado, dia 7 de agosto, que vais poder conhecer os municípios da Batalha e Porto de Mós na companhia dos instagrammers @tozzzze e @zevitro, que vão dar-te dicas para captares a essência e a identidade do património destes locais nas tuas fotografias.

Se tens entre 18 e 30 anos e és apaixonado por fotografia e redes sociais, não podes perder as deambulações fotográficas do InstaHeritage. Durante cinco sábados, entre julho e agosto, um conjunto de instagrammers profissionais irá acompanhar grupos de dez jovens em passeios fotográficos pelos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

No dia 9 de agosto de manhã vais conhecer parte do Percurso do Arco da Memória e Serra da Lua, inserido na rede de Turismo de Natureza do Concelho de Porto de Mós, onde irás visitar o Arco da Memória, o Bosque dos Carvalhos, a Lagoa Grande, a Capela de Santo António e a Lagoa Pequena. Como podes imaginar, esta caminhada fotográfica será marcada por espaços com um grande potencial paisagístico, cultural e natural.

Já durante o percurso da tarde, na Batalha, irás passar pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, pelo Mosteiro da Batalha e pela Ponte da Boutaca, onde terás acesso a zonas exclusivas.

Os trabalhos fotográficos resultantes destas deambulações pelos municípios de Leiria serão divulgados nas redes sociais e na plataforma digital da AR&PA 2021 e poderão, ainda, ser selecionados para uma exposição a inaugurar em Outubro, na galeria da Biblioteca Municipal de Leiria. Para além disto, será feito um concurso para eleger a melhor fotografia da exposição e o vencedor será premiado com um smartphone Samsung Galaxy S21 5G.

Para te inscreveres no InstaHeritage envia um email para geral@gerador.eu, com o assunto "Inscrição InstaHeritage_data_local" e garante o teu lugar nesta iniciativa. As inscrições são gratuitas e consideradas por ordem de chegada, havendo lugar para dez participantes por local.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Spira na promoção deste projeto, que surge no âmbito da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021. Sabe mais sobre o InstaHeritage, aqui.