O Munícipio de Oeiras e o Gerador dinamizam a iniciativa 45 Anos do 25 de Abril, no Centro Histórico de Oeiras entre os dias 15 de março e 26 de maio. Esta iniciativa celebra o 25 de abril através de uma vasta programação cultural.

Depois, um movimento de arquitetura que dá uma nova vida a diferentes tipos de materiais, inaugura as celebrações da liberdade no dia 15 de março, sexta-feira. Este movimento vai criar uma obra de arte pública inédita para preencher o céu da Rua Febus Moniz, em Oeiras.

Todos nós, nalgum momento, vimos um filme ou lemos uma história em que o herói escapa de um local através de uma corda de lençóis. Tendo como inspiração estas situações de fuga, o Depois, criou uma instalação a partir de cordas de tecido e lençóis torcidos. As cordas possuem um degradê de cor que vai do vermelho ao branco:

  • O vermelho simboliza a Violência e o Peso.
  • O branco simboliza a Paz e a Leveza.

À medida que se vai tornando mais branco, o material torna-se também menos denso. A certa altura, as cordas quebram-se e transformam-se em baloiços suspensos. Deste modo, somos desafiados a refletir acerca da fuga, daquilo que nos aprisiona e, assim, da nossa própria libertação.

Curioso? Esta instalação de arte pública pode ser visitada até dia 5 de maio. Não percas :)

O Gerador é parceiro do Município de Oeiras neste projeto.