Num formato atípico e com o tema "saudade das coisas simples", a gala dos Insties Gerador 2021 lembrou-nos dos artistas que não podemos deixar passar em 2021, de como a pandemia nos aproximou de uma forma diferente e ainda do papel de Bruno Nogueira, Dr. Bayard e da Comunidade Cultura e Arte nesta rede social.

Todos os anos os prémios Insties Gerador celebram a criatividade de quem produz conteúdos para o Instagram. Este ano, os nomeados foram anunciados no dia 14 de janeiro e, devido ao contexto pandémico que vivemos, a gala Insties Gerador 2021 aconteceu no dia 13 de março, num formato totalmente digital, através do Instagram, com direito a um filtro próprio @instiesgerador.

Como habitual, o elenco de jurados dos Prémios Insties Gerador 2021 foi composto por entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, o espaço de criação, performance e exposição de Braga, gnration, e as instituições de ensino Ar.Co e ESAD das Caldas da Rainha. Este ano, a gala foi apresentada pela Joana Barrios que entregou 9 prémios nas categorias de, Melhor InstagrammerMelhor MuralMelhor FotoInstagrammer a Seguir em 2021Melhor ArteMelhor Conteúdo NacionalMelhor RetratoMelhor Foto CriativaMelhor Foto Minimalista e ainda, três menções honrosas para Melhor Marca no Instagram, Melhor Entidade Cultural e Perfil com Melhores Histórias. Alguns autores da cultura portuguesa juntaram-se também à gala para revelar o vencedor de cada categoria: Inês Lopes GonçalvesCifrãoAna Brito e CunhaBeatriz GostaNoiservSoraia TavaresBenjamimMariana Norton e ainda Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, que é, pelo segundo ano consecutivo, a anfitriã da Gala Insties Gerador.

Joana Barrios

A noite começou pelas 21h no Instagram @gerador.eu, com uma passadeira vermelha apresentada por André Imenso que recebeu e foi conversando com convidados que foram chegando ao grande evento online.

Pelas 21h30 Joana Barrios iniciou a gala no Instagram @instiesgerador frisando a importância desta rede para estreitar a distância que temos vivido. Entre as saudades das coisas simples do quotidiano, ao pisar dos palcos, todos os artistas convidados falaram de saudade, a palavra do ano de 2020.

André Imenso

Os vencedores deste ano, para além do habitual prémio entregue em todas as galas, receberam também duas noites num Hotel Selina à escolha.

Os vencedores, por categoria, dos Insties Gerador 2021 são:

  • Melhor Foto Minimalista, apresentada por Mariana Norton: @zeluisbelo;
  • Melhor Foto Criativa, apresentada por Benjamim: @josemacedo;
  • Melhor Conteúdo Nacional, apresentado por Ana Brito e Cunha: @fabiomluz;
  • Melhor Retrato, apresentado por Soraia Tavares: @evapassos;
  • Melhor Arte, apresentada por Inês Lopes Gonçalves: @marcelo_bury;
  • Melhor Foto, apresentada por Noiserv: @alex_cabral02;
  • Instagrammer a seguir em 2021, apresentado por Cifrão: @lcbphotos
  • Melhor Mural, apresentado por Beatriz Gosta: @rubenmarrocos;
  • Melhor Instagrammer, apresentado pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros: @morfeum

Os vencedores da Menção Honrosa do Insties Gerador 2021 são:

Joana Barrios nos seus múltiplos cenários ao longo da gala

Este ano o festejo de cada vencedor fez-se num direto e o encerramento da gala não foi num espaço com música e abraços. Foi feito no espaço de cada um, uns com família, outros sozinhos. E, quando o direto se desligou, é possível que a urgência de "desconfinar" e de um fim para o que ainda parece incerto, tenha estado presente no pensamento de cada participante, espectador, apresentador e restante equipa. Talvez seja essa a resposta ao tema deste ano, "a saudade das coisas simples", a saudade da presença do outro para lá de um ecrã.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografias de Bárbara Monteiro
Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal clica aqui.