A conferência de Alto Nível "Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo – A IA tomará posse do 4.º poder?" decorrerá entre os dias 11 e 12 de maio. A Sala D. Luís I do Palácio Nacional da Ajuda será o palco para a conferência, no entanto, decorrerá online, com transmissão em plataforma virtual. As inscrições para participação são gratuitas.

A cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da Vice-Presidente para os Valores e a Transparência da Comissão Europeia, Vera Jourová, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e o sociólogo e investigador Gustavo Cardoso também, Diretor do Observatório da Comunicação e Professor Catedrático do ISCTE-IUL . A jornalista Catarina Carvalho, fundadora e diretora do Jornal "Mensagem de Lisboa" será a anfitriã da conferência.

Com o objetivo de perceber a adoção e o impacto da Inteligência Artificial na produção, distribuição e consumo de notícias e promover uma reflexão sobre o jornalismo do futuro na era digital, o evento permitirá identificar as oportunidades e os riscos a médio e longo prazo e antecipar os desafios para as políticas públicas, ao nível da União Europeia e dos Estados Membros.

O impacto das tecnologias na natureza do jornalismo, nos modelos de negócio, no serviço público de media, no pluralismo e na democracia será também uma das realidades a abordar.

A Conferencia será bilingue, em português/inglês e terá também interpretação para língua gestual portuguesa e gestos internacionais.  

Local: online;
Preço: gratuito, com inscrições disponíveis até 7 de maio.
Fotografia disponível via Unsplash