O Irreverente - Festival Internacional de Improviso já lançou as datas da sua primeira edição: acontece em Lisboa, de 26 a 30 de julho de 2022. Ao longo do mês de janeiro, estarão à procura de propostas vindas de todo o mundo para compor a programação. 

Haverá teatro, dança, música, workshops, palestras, mesas de debate e outras atividades em torno do improviso. “Impulso” é o tema desta primeira edição e a questão de partida foca-se no entusiasmo dos começos: “o que nos leva, como nos leva e o que fazemos com essa força primária, latente e poderosa?”

Uma vez que a programação ainda está em aberto, entre os dias 19 e 29 de janeiro, os programadores estarão a acolher propostas tanto para espetáculos como para workshops. A inscrição poderá ser feita através do site do festival. 

O festival Irreverente é uma iniciativa da companhia de teatro embuscada, pensada por André Sobral e Luana Proença. André Sobral é um improvisados português, membro do grupo ImprovFX e da network europeia de improviso Ohana; Luana Proença é uma improvisada e professora brasileira, que integra os grupos Saída Sul (Brasil) e Lilimprov (Portugal), faz ainda parte da network europeia de improviso The SIN. 

Depois de uma edição cancelada devido à pandemia da covid-19, que contava já com nomes como Monica Gaga, Jodyanne Richardson e Feña Ortalli, o Irreverente chega finalmente a Lisboa para uma edição que promete já ficar na História do improviso. Acompanha o Irreverente através do Instagram, aqui, ou do Facebook, aqui.

Fotografia de Kevin Schmid via Unsplash