A XXVI Edição do Festival Caminhos do Cinema Português chega ao fim com uma cerimónia de encerramento da qual saíram quase 30 premiados. Foi Basil da Cunha com o seu mais recente trabalho que arrecadou o Grande Prémio do Caminhos.

"O Fim do Mundo" foi então o filme premiado pelo Júri da Seleção Caminhos, tendo ainda arrecadado o Prémio D. Quijote, atribuído pelo Júri da Federação Internacional de Cineclubes. Também "Listen", de Ana Rocha, filme candidato português aos Óscares, esteve em destaque ao longo de toda a cerimónia, tendo sido o filme a conquistar o maior número de distinções: para além do Prémio do Público, Lúcia Moniz foi distinguida como Melhor Atriz e Ruben Garcia como Melhor Ator Secundário, e ainda Ana Rocha mereceu o Prémio de Melhor Realizadora.

Mas as distinções não se ficaram por aqui. Joana Rosa Bragança apresentou aquele que foi considerado pelo júri a Melhor Animação a concurso - "Maré" -, o mesmo para José Barahona, com "Nheengatu", que arrecadou o Melhor Documentário; e ainda "Patrick" de Gonçalo Waddington, distinguido como Melhor Ficção. O prémio Melhor Curta-metragem foi entregue a Ana Maria Gomes pela película "Bustarenga".

Distinguido como "Revelação" foi "Moço", de Bernardo Lopes, e ainda o documentário "Amor Fati", de Cláudia Varejão, que levou para casa o Prémio de Imprensa CISION.

Além da Seleção Caminhos, estavam ainda em competição filmes na Seleção Ensaios, "dedicada a filmes produzidos em contexto de formação técnico-profissional", com "Copacabana Madureira", de Leonardo Martinelli, eleito Melhor Ensaio Internacional, "O Presidente Veste Nada", de Clara Borges e Diana Agar, como Melhor Ensaio Nacional de Animação e "Corte" de Afonso e Bernardo Rapazote, distinguido como o de Melhor Ensaio Nacional.

Por fim, na Seleção Outros Olhares, dedicada a "exercícios cinematográficos que privilegiam a sensação em detrimento do argumento", lê-se em comunicado, foi Raquel Castro, com "SOA", quem arrecadou o Prémio de Melhor Filme.

O Festival premiou ainda técnicos e artistas, atribuindo também algumas menções honrosas. Pode consultar toda a informação sobre esta edição do Festival Caminhos do Cinema Português aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Thera Production, RTS Radio Télévision Suisse