Lendo Resolve-se: Álvaro Lapa e a Literatura centra-se na relação de Álvaro Lapa (1939-2006) com a literatura e está organizada como se de um livro se tratasse: inicia-se com um prólogo, prossegue através de vários capítulos – correspondentes a tópicos recorrentes na produção do artista – e termina com um epílogo.

Ao longo das galerias da Culturgest, dá-se conta das relações entre as dimensões plástica e literária de Lapa e conhece-se as criações relacionadas com os 21 nomes homenageados pelo artista nos seus “cadernos” – as pinturas que evocam os hipotéticos cadernos de escritores.

Cunhada pelo artista, a frase “Lendo Resolve-se” parece querer dizer que a solução para qualquer problema pode ser alcançada através da leitura. Este é o mote para a primeira apresentação exaustiva de um conjunto significativo de trabalhos visuais, material documental e da biblioteca pessoal de Álvaro Lapa, exposta pela primeira vez na Culturgest.

Uma oportunidade para conhecer um dos projetos mais relevantes da arte portuguesa do século XX, com a narração do curador Óscar Faria, à distância de um clique. A série de vídeos é transmitida ao longo da semana no Facebook e YouTube.

Consulta a Agenda Gerador, onde podes encontrar mais eventos a decorrer online nos próximos tempos.

Fotografia de Vera Marmelo