A 5ª edição do Festival A Porta — da qual já tinham sido confirmados alguns artistas do alinhamento, de quem te falámos neste artigo — regressa a Leiria de 14 a 23 de junho. Recentemente foram anunciados mais 9 nomes do cartaz musical e o programa de serviço educativo, que se apresenta tão eclético quanto a restante programação. 

Jonathan Bree, Ricardo Martins: Silvar, Meneo, Slift, The Physics House Band, Fun Fun Funeral, Phoenician Drive, Claiana e Ornitorrinco juntam-se agora a Manel Cruz, Mdou Moctar, First Breath After Coma, Bruno Pernadas, JP Simões, The Mauskovic Dance Band, K-X-P, Fado Bicha, Julinho da Concertina, Captain Casablanca, La Jungle, Venga Venga powered by Timberland, April Marmara, Bruxas/Cobras e Ayamonte Cidade Rodrigo na oferta musical. 

O jazz de fusão com o funk e o hip-hop dos lisboetas Ornitorrinco é um dos destaques desta edição

A Portinha, o programa de serviço educativo que está a ser pensado para se espalhar pela cidade com atividades para todos, acontece a 16 e 17 de junho no Jardim da Vala Real, a 22 de junho na Rua Direita, e a 23 de junho no Parque do Avião. As atividades passam pela música e yoga para crianças, fotografia de espetáculo, dança para séniores, observações ao sol, jogos e históricas, construções em cartão, criação de brinquedos em madeira, arte urbana, pintura em cerâmica, modelismo e mini-repórteres, esta última em parceria com a Til Magazine. O programa tem lotação limitada e as inscrições (que são obrigatórias) abrem a partir do dia 1 de junho. 

Tal como os mini-repórteres, outras atividades são construídas por instituições e atividades. Entre elas encontram-se a construção de um dome, pensada pelo Coletivo Til para ensinar às crianças uma técnica simples e acessível a todos de criar um espaço arquitetónico; uma oficina de criação de Pequenos Robots a partir de motores de baixa voltagem e uma oficina de fabricação digital e desenho vetorial, com o apoio das Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo; PASTAX 3200 XP 2.0., uma máquina de desenhar que usa técnicas de stencil, colagem ou pintura apresentada por Tenório (Diogo Monteiro); e a Bicicleta MANIFESTA, um workshop de serigrafia participativa dado pelo Atelier SER. 

Em breve A Porta abrir-se-á para anunciar mais nomes, artistas e outros detalhes sobre a programação final. Sabe mais sobre A Porta, aqui

Fotografia de A Porta
A Porta e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.