A Loja Oficina, em Guimarães, está preparada para receber um conjunto de exposições em homenagem às gentes da cidade. No passado dia 14 de setembro, o espaço inaugurou uma exposição de António Silva e, no próximo dia 23, segunda-feira, realiza-se a primeira oficina dedicada à pintura sobre azulejo.

Na Loja Oficina é possível encontrar várias peças de produção local, de forma a mostrar o que melhor se faz no município. Além disso, é mesmo possível assistir ao processo de manufatura do bordado de Guimarães e da cantarinha dos namorados.

Neste espaço cultural nasceu, no século XIX, uma das mais importantes figuras da história da cidade: Alberto Sampaio. Nesse sentido, no dia do seu aniversário, a 15 de novembro, vai ser inaugurada uma exposição permanente sobre a personalidade.

Já no final do ano, a 13 de dezembro, é inaugurada uma exposição de Fernanda Braga, uma das mais importantes mesteres da cantarinha dos namorados e importante ceramista vimaranense. Esta exposição é de entrada livre e aberta a todas as idades.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia d’A Oficina

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.