No dia 19 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Filosofia, e, durante todo o mês, o projeto Filocriatividade vai realizar várias iniciativas online que pretendem levar a disciplina ao público de várias idades.

Desde oficinas de filosofia a cafés filosóficos, lives no instagram, ou comemorações #filocri, o projeto pretende assinalar este dia, que se celebra na terceira quinta-feira de novembro, e que foi decretado pela UNESCO para reconhecer o papel fundamental da Filosofia nas mais diversas comunidades. Para Joana Rita Sousa, fundadora do projeto Filocriatividade, “este trabalho de pensar as ideias, de as explorar, de as pôr à prova, de as recriar – e até de as abandonar quando já não são válidas – esse é um contributo da filosofia para a nossa sociedade atual”.

As atividades arrancam já no dia 4 de novembro e há iniciativas dirigidas para público de diferentes idades. “Meio a brincar, meio a sério, digo que a filosofia pode ajudar-nos a ser pensadores independentes, nessas diversas fases da vida. Tenho a experiência de levar esta abordagem de diálogo filosófico junto de crianças, de jovens, de adultos e também na população mais idosa. O que me diz a experiência é que a prática da filosofia, esta brincadeira séria de pensar, a investigação de uma pergunta, de uma curiosidade, em grupo, ajuda-nos a conhecer melhor o que pensamos. Ajuda-nos também a pensar melhor, com mais clareza, a exprimir-nos melhor perante os outros, a criar sustentação para as nossas ideias, a tomar melhores decisões, a assumir compromissos e a agir de forma mais consciente”, explica Joana Rita Sousa, ao Gerador.

Para os jovens e adultos, no dia 4 de novembro, há um convite à reflexão sobre “Dilemas Específicos”, em parceria com o Lugar Específico, e no dia 6 de novembro há o convite para um “Café com Ideias”. E no dia 13 de novembro acontece a #RodaDaFilosofia, numa parceria com a professora Elisa Oliveira, que une Portugal ao Brasil. No dia 30 de novembro realiza-se um encontro com o Clube de Filosofia de Abrantes para um Café Filosófico

A  Oficina do Platão acontece nos dias 14 e 28 de Novembro e destina-se a crianças entre os 7 e os 12 anos. 

A par disso continuam as atividades regulares #filocri: o #ClubeDePerguntas (que é um clube para pessoas que querem perguntar a partir de um desafio filosófico enviado por mim, por e-mail) e o #filopenpal (que consiste num exercício para parar e pensar, via e-mail ou via carta, entre uma filósofa e uma criança ou um jovem e até mesmo entre famílias). A #FilosofiaAoVivo também vai continuar, no twitter e no instagram. 

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, Joana Rita Sousa estará na Rádio Miúdos para uma entrevista. 

O projeto Filocriatividade nasceu em 2008, quando Joana Rita Sousa começou a desenvolver oficinas de filosofia, para crianças e jovens, e a dar formação a professores, educadores e agentes educativos, na área da filosofia para crianças. “O objetivo é levar a filosofia às pessoas, dar-lhes a oportunidade de parar para pensar, a partir de perguntas, de livros, de jogos ou de situações, criando espaços de diálogo. Não interessa tanto o conhecimento que se tem ou que se pode vir a ter em termos de história da filosofia, mas sim a prática do filosofar. O grande propósito da filocriatividade: o pensar por si mesmo e o pensar com os outros, em diálogo”, conta a fundadora.

Texto por Flávia Brito
Fotografia via Pexels

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
Mês da Filosofia