Luís Fernandes (Braga, 1981) é músico, artista sonoro e programador cultural. É elemento fundador da banda peixe : avião, mentor do projecto The Astroboy e Landforms, membro do coletivo La La La Ressonance, dos duos Palmer Eldritch e Quest, com a pianista Joana Gama e do trio Harmonies, com Joana Gama e Ricardo Jacinto. O âmbito do seu trabalho alarga-se à composição de música para cinema, vídeo e instalações sendo de destacar o filme Mahjong de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, apresentado nos Festivais de Cannes e Locarno, e a exposição Porto Poetic, de homenagem aos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura, na Triennale di Milano com o alto patrocínio do Museum of Modern Art – MoMa.

O Luís vai estar no Exquisito, festival que se realiza em Telheiras, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. O Exquisito é o novo festival de criação artística emergente que inclui artes performativas, artes visuais e música. Neste festival o Luís vai juntar-se à Joana Gama para um concerto em estreia neste festival. Após um período de trabalhos colaborativos em 2016, os dois músicos regressam ao trabalho em duo, uma colaboração regular que cruza o piano e eletrónica.

Estas são as 10 escolhas de música que o Luís partilhou connosco:

“Selecionei um conjunto de temas que refletem alguma da música que tenho ouvido ultimamente, bem como música que me acompanha de forma constante e que, no meu entender, merecem uma escuta atenta do maior número possível de pessoas. A lista de temas abaixo não segue nenhuma ordem em particular.”

Tim Hecker – This Life
Jon Hassell – Dreaming
Terry Riley – A Rainbow in Curved Air
James Tenney – Forms 3
Sarah Davachi – For Piano
Autechre – Altibzz
James Holden – Blackpool Late Eighties
Jocy de Oliveira – Wave Song
Yves Tumor – Limerence
David Sylvian & Holger Czukay – Plight (the spiralling of winter ghosts)

Fotografia de Nuno Martins
Exquisito é uma iniciativa do Gerador

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana clica aqui.