Foi no Verão de 2014 que O projeto Yagmar (You Actually Gave Me A Ride) começou. Daniel Sallberg e Luís Fernandes decidiram montar estúdio numa casa abandonada com o objetivo de dar palco a sessões de de improviso e, dessa forma, criar composições que misturassem as influências de cada um deles, desde o indie rock até à eletrónica, passando pelo kuduro. A "serralharia em ruínas" foi o mote para que dali se criasse uma banda.

Depois de anos frutuosos de início de carreira, incluindo 2019 que contou com o lançamento do segundo EP da banda Amargo e que levou a banda a muitos palcos do país, assim como da colectânea Fnac Novos Talentos 2019, tocaram no festival com o mesmo nome e também no Super Bock em Stock 2019. No princípio de 2020 a banda decidiu voltar a unir forças com o produtor e engenheiro de som Vitor Carraca Teixeira, conhecido pelo seu trabalho com nomes emergentes e já consolidados do panorama musical em Portugal como Dream People, Meses Sóbrio, Vila Martel, Left., entre outros. O novo single da banda integra a primeira longa duração dos Yagmar. Depois de "Judas" e "Homem Severo" - tema que partilha do nome do disco - "Coisas Más" é mais um dos seus trabalhos que se fazem ouvir.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que os artistas partilharam connosco:

Galgo – Dromomania
“excelente ambiente de introspetiva”

Branko – Tudo Certo (Feat Dino d'Santiago)
“Vertente de uma lisboa pre pandemia onde fervilhavam influências de vários cantos do mundo”

Octa Push - "Françoise Hardy" Feat. Alex Klimovitsky
“uma sonoridade inovadora que nos influenciou a fazer música ritmada”

GNR - Sub16
“um clássico de uma banda lusófona”

Pedro Mafama - Jazigo
“um dos artistas com que já tocámos e que também ele ajudou a música cantada em português a evoluir e a exaltar um estética bairrista lisboeta”

Os Golpes - A Marcha dos Golpes
“muita boa, pena terem acabado”

FRANKIEONTHEGUITAR ft. T-Rex, LON3R JOHNY, BISPO ~ Tempo
“beat emotivo, cena actual, gostamos de ouvir de tudo um pouco”

SAVANNA – SAFARI
“projecto com muita criatividade, feito por cá ;) “

Capitão Fausto – Boa Memória
“uma canção com um excelente teledisco”

Branko – On top
“Curiosamente das primeiras malhas que ouvimos de branko, um novo mundo, de ritmo e emotividade melódica, que excelente combinação”

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia da cortesia de Yagmar