A terceira conversa do MIL URL talks já está disponível e tem como tema “A economia do Streaming“.

Na MIL URL talk originalmente planeada para o MIL 2020 moderada por Josh Greenberg , CEO e estratega criativo da Green Mountain Lodge, András Bodrogi , consultor para o YouTube e especialista na The state51 Conspiracy, o Robin Vincent , A&R na The Orchard e anteriormente na Deezer , e a Terry Tyldesley , diretora da Kitmonsters e membro do conselho consultivo da Resonate co-op , exploraram a atual economia do streaming e o seu complexo cenário.

“Atualmente, a música gravada está perto do pico atingido no período pré-pirataria, testemunho da crescente adoção dos serviços de streaming por editoras e consumidores” . Esta diz respeito a 50% das receitas globais da indústria da música e combina ganhos provenientes do streaming, downloads digitais, vendas física, receitas de sincronização, licenciamento e outros.

As estatísticas do IFPI Global Music Report 2019 mostram que as receitas de streaming correspondem a 56.1% das receitas de música gravada, com um crescimento de 22% de 2018 para 2019, e um crescimento de 24% nas receitas de streaming pago. Contudo, são as receitas provenientes da música ao vivo que constituem a principal fonte de rendimento para os artistas regulares.

A conversa pode ser vista, aqui:

Ou ouvida, aqui:

Nesta edição do MIL – Lisbon International Music Network, mais de 30 debates iam colocar lado a lado profissionais dos sectores da música e da cultura numa partilha única de conhecimentos e experiências. Para continuar a pensar em conjunto o presente e o futuro destes sectores, o festival recuperou alguns dos temas que iam ser debatidos no festival e colocou-os à discussão em conversas online.

Com as MIL URL talks, são reforçadas as componentes de formação e de inovação do MIL, adaptando-as ao contexto actual. Este programa de formação e debate faz também parte do JUMP – European Music Market , iniciativa financiada pela Europa Criativa.

O Gerador é parceiro do MIL
mil-url-talks-economia-streaming