Faro vai receber a primeira edição do MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve. Espetáculos, performances, workshops, residências e encontros, com artistas e companhias nacionais e internacionais, são esperados em diversos palcos e espaços da cidade no último fim de semana de Novembro.
A companhia JAT – Janela Aberta Teatro está a preparar o MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve, que irá decorrer no último fim de semana de Novembro, na cidade de Faro. O evento, que irá trazer a Faro uma coexistência de fórmulas e linguagens estéticas distintas, de companhias consagradas e de projetos inovadores em ascensão, quer ligar a cidade, o público e os artistas através de espetáculos, performances, workshops, residências e encontros com os artistas convidados.
Consciente da sua responsabilidade enquanto agente cultural algarvio, o JAT pretende trazer à cidade um evento inspirador e transformador, depois de um período conturbado para a cultura e sociedade portuguesa. "Queremos apresentar uma oferta cultural de vanguarda, que combina linguagens inovadoras no panorama artístico contemporâneo e promove trabalhos e visões de fusão entre as artes performativas num ambiente único. Podermos abrir novos caminhos, redes, diálogos e intercâmbio entre artistas, entidades culturais e público, e proporcionar às gentes da nossa cidade e da nossa região a possibilidade de ver e apreciar o trabalho de muitos artistas e companhias de nível mundial, dar visibilidade às suas criações e aos seus trabalhos, bem como colocar Faro e o Algarve numa posição de relevo no panorama cultural internacional, é para nós um objetivo e um privilégio.”
O MOMI, que conta com a direção artística da dupla Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, terá lugar em vários espaços da cidade de Faro, como o Teatro das Figuras, o Teatro Lethes, a Casa das Virtudes, o Gimnásio Clube de Faro, a Universidade do Algarve, o IPDJ, entre outros espaços ainda a anunciar. Para os interessados em participar no MOMI, o festival tem uma open Call, até ao dia 30 de junho, para companhias nacionais e internacionais.
O formulário e regulamento podem ser consultados através das redes sociais e no site do JAT.

