O MAP - Mostra de Artes da Palavra, festival que se insere num conjunto de iniciativas integradas na candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura 2027, promove, de 10 a 13 de junho, workshops de escrita em diferentes espaços de Oeiras. As inscrições já estão disponíveis.

Da escrita de letras para música, caligrafia chinesa, animação, escrita para banda desenhada, poesia gráfica a poetry slam, o Festival MAP aposta numa formação abrangente no mundo da escrita com workshops para quem quer aprender mais sobre esta arte. Desde Março, o MAP tem apresentado um conceito de programação que integra diversas atividades culturais que cruzam a literatura com diferentes disciplinas artísticas, oferecendo várias iniciativas onde a criatividade, a palavra e a ligação com o público são elementos principais.

Durante os dias 10, 11, 12 e 13 de junho, vários espaços em Oeiras enchem-se de palavras e ouvidos atentos, para aprenderem com os vários formadores que têm participado no festival.

"Desenhar a palavra" é o workshop de caligrafia chinesa, em parceria com o Instituto Confúcio, que terá lugar no Templo da Poesia nos dias 10 e 11. Neste workshop o Professor Doutor Wang Jincheng e Jiangmei Wang vão dar a conhecer esta arte, compreender a sua evolução e conhecer as técnicas básicas do uso do pincel e da tinta.

"Escrever para Desenhar" com o formador Pedro Moura, terá lugar no dia 12 e 13 de junho no mesmo local, e é para quem quer aprender sobre escrita de argumento para Banda Desenhada. Neste curso de iniciação serão abordadas várias técnicas e convenções da banda desenhada, através de breves exercícios práticos e do desenvolvimento de um projeto pessoal, que procurarão solidificar o conhecimento e a técnica adquiridos. Os exercícios serão focados, não apenas na compreensão da linguagem da banda desenhada, mas também na caracterização, composição, narrativa, personagens, ambientes e em todos os outros elementos que a compõem, seja qual for o género ou o estilo aplicado.

Para quem gosta de curtas de animação, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves serão as formadoras do workshop "Animar a Palavra", no dia 12 e 13 de junho na Livraria - Galeria Municipal Verney. Experimentar as ferramentas, aprofundar a cultura visual e cinematográfica, e aperfeiçoar a representação do movimento, desenvolvendo a capacidade de criar formas e personagens animadas, é o enfoque deste workshop em que cada participante, a partir de um poema, realizará uma curta/mini de animação.

Também no mesmo local, nos dias 12 e 13, Mário Linhares dará o wokshop de Diário Gráfico, "Palavra de Rua". Este workshop procura mostrar como qualquer pessoa se torna mais criativa quando passa a desenhar regularmente. O caderno será explorado como um laboratório de experiências para aprender a ver o mundo com mais vida, cor, paixão e conhecimento. Serão explorados diferentes materiais como lápis, canetas, marcadores e aguarelas.

No dia 10 e 11 de junho, durante seis horas (divididas em dois dias), Gimba partilhará o seu conhecimento sobre escrita de letras para música no workshop "Apalavrar". Recursos estilísticos, unidades de repetição, elementos de consistência e o mais importante: perceber os módulos rítmicos contidos nas palavras para as casar na perfeição com as toadas sinuosas das melodias - o calcanhar de Aquiles da música em português. A formação aberta a todos e não é necessária qualquer experiência prévia na música ou na escrita.

Neste festival as crianças não ficam de fora. "Palavra POP", é um workshop para crianças dos 7 aos 12 anos sobre poesia gráfica que vai acontecer no dia 10 e 11 de junho na Sede Social do Clube Desportivo de Paço de Arcos. Moirika Reker irá, com recurso a colagens, pinceladas e riscos, ajudar a estimular a criatividade, a imaginação e o gosto pela poesia. Em duas sessões de quatro horas, os participantes trabalharão a ligação entre a poesia e a expressão plástica através de pares que desafiam a imaginação: palavra / linha; ideia/ cor; som / textura.

A sessões acontecem em diferentes espaços de Oeiras, sendo necessária inscrição prévia. As inscrições podem ser feitas, aqui.

Local: Oeiras
Datas: De 10 a 13 de junho
Preço: Não disponível

Fotografia disponível via Pexels