fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Museu Berardo inaugura amanhã exposição do artista francês Gérard Fromanger

O Museu Coleção Berardo inaugura esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, a exposição “O Esplendor” do artista francês Gérard Fromanger, assinalando-se, assim, a abertura oficial da Temporada Portugal-França 2022.

De acordo com o museu, a exposição é composta por 60 “quadro seminais”, com “diversas séries” que marcam a obra do artista. “Cada período, feito de dúvidas, ruturas, recomposições, técnicas diferentes constitui um conjunto de uma grande coerência. No seu trabalho, as séries respondem a uma lógica interna, marcando cada uma das épocas com a sua biografia íntima, os seus encontros, a sua relação com a atualidade e, de modo mais amplo, com a história”, explica a instituição, que acolherá esta exposição até 29 de maio.

Em maior detalhe, a mostra – cuja curadoria está a cargo de Éric Corne – inclui pintura, desenhos, serigrafias, bem como a curta-metragem “Film-Tract” (Filme-Panfleto), de 1968, realizada em colaboração com Jean-Luc Godard. 

Em comunicado, o curador Éric Corne sublinha que a obra do artista Gérard Fromanger é a de um “grande explorador do mundo que o rodeia, em permanente sintonia com a estética flâneuse de Walter Benjamin ou com as derivas de Guy Debord”.

O evento de inauguração, que está marcado para as 19h00, contará também com momentos musicais e de dança da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. 

Depois, para quinta-feira, dia 17 de fevereiro, está agendada uma conferência sobre o artista em questão, no Institut Français du Portugal, também pelas 19h00. A discussão contará com a participação de Éric Corne, mas também de Marianne Mathieu, diretora artística do Musée Marmottan Monet, Anne Dary, diretora do Musée des Beaux-Arts de Rennes, e Serge July, jornalista e co-fundador do jornal Libération. O objetivo desta conferência, que recebeu o título “Gérard Fromanger, artiste généreux”, é abordar as “múltiplas facetas da personalidade e da obra prolífica deste artista francês que marcou as últimas décadas”.

Nascido em 1939, Gérard Fromanger foi um artista visual francês, que ficou associado ao movimento conhecido como Figuração Narrativa. Era pintor, mas explorou as colagens, a escultura, a fotografia, a litografia e o cinema. Morreu em junho de 2021.

Texto de Isabel Patrício
Fotografia de Metro Centric disponível via Flickr

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap