O Museu da Música Mecânica tem reabertura marcada para outubro, mês em que comemora o 4º aniversário.

Os mais de 600 instrumentos de música mecânica que constituem a coleção, voltam a estar disponíveis para audição da música gravada, através através de QR Codes. Mas nem só de música se faz a programação deste Museu.

Luís Cangueiro, colecionador e diretor do museu, apresenta neste aniversário a exposição temporário de pintura "Diálogos", da autoria de Elsa Oliveira. Nesta exposição estão ilustradas "múltiplas interações entre a música e cada um de nós em função do momento, ambiente, cultura, história entre outros", lê-se em sinopse. Da programação fazem ainda parte o programa educativo "Viagens ao maravilhoso mundo da música mecânica", destinado a todas as crianças, desde cresces ao ensino secundário; e ainda o programa para séniores "Música no Museu, chá e bolinhos caseiros". Este último representa a oportunidade da população sénior usufruir de um momento de convívio, que pode terminar na Quinta do Rei, para conhecer o Centro Hípico, os cavalos e o jardim.

A reabertura de portas, agendada para o dia 4 de outubro, traz ainda um novo horário de funcionamento do equipamento cultural, sendo apenas possível visitar o Museu mediante marcação prévia entre as terças e sextas-feiras. Já aos fins de semana o Museu estará aberto entre as 14h30 e as 18h.

O Museu da Música Mecânica foi inaugurado em outubro de 2016, tendo como objetivo o estudo, preservação, valorização, divulgação e fruição de uma coleção particular representativa da música mecânica, decorrente entre o séc. XVIII e a década de 40 do séc. XX. 

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia do Museu, disponível via Museu da Música Mecânica
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.