Desde maio que o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade abriu ao público a exposição "Mulheres e Resistência - "Novas Cartas Portuguesas" e outras lutas". A exposição que pretende mostrar o contributo das mulheres em Portugal, ao longo da história, pode ser vista até ao dia 31 de dezembro de 2021.
Um livro por 3 mulheres, decidido em maio de 1971 e publicado um ano depois, com a primeira edição recolhida e destruída pela Censura três dias após o seu lançamento. Nos 50 anos da escrita das "Novas Cartas Portuguesas" que dera origem ao processo das Três Marias o Museu do Aljube propõe uma visita à atualidade da luta das mulheres pelos seus direitos.
A exposição temporária que pode ser vista até ao dia 31 de dezembro, pretende revelar e o contributo de mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril, em Portugal. Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da liberdade no nosso país.