O renovado Museu do Grande Prémio de Macau, em funcionamento experimental ao longo do mês de março, acolheu nas novas instalações um mural do artista português Vhils, em homenagem ao campeão brasileiro de Fórmula Um, Ayrton Senna.

Na obra do artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, encontramos a representação da histórica vitória do piloto brasileiro em 1983, na cidade de Macau, com um retrato de Ayrton Senna e do Ralt RT3 Toyota que conduziu para a equipa Theodore Racing.

A estreita relação da cultura de Macau com O Grande Prémio, que conta com mais de 60 anos de história, motivou a renovação deste museu, que pretende "atingir as gerações do futuro, para que continuem a saber e a ter afinidade" com o evento, sublinhou a diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena Senna Fernandes.

As novas instalações oferecem jogos interativos e corridas de moto em realidade virtual, além de carros e motos de pilotos famosos que participaram no Grande Prémio de Macau, como o campeão mundial alemão Michael Schumacher, Ayrton Senna ou o português Eduardo Carvalho.

O museu abre ao público geral a partir desta segunda-feira, dia 22 de março, sendo possível adquirir entradas na bilheteira online para visitar o espólio do Grande Prémio de Macau e ainda o mural de homenagem a Ayrton Senna do artista português Vhils.

Texto de Ana Mendes
Fotografia de Gonçalo Lobo Pinheiro

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.